Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18336

Palavras-chave:

Educação, COVID-19, Tecnologias Digitais, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória, cujo objetivo é mostrar práticas educativas com uso de tecnologias digitais (TDs), de modo a compreender as potencialidades e as fragilidades do uso delas no Ensino Remoto Emergencial. Para isso, apresenta-se um relato de experiência sobre o uso de ferramentas digitais na disciplina de Língua Portuguesa para três turmas de 8º ano, durante dois trimestres de 2020, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede privada de ensino, situada na cidade de Caxias do Sul - RS, durante um período da pandemia de COVID-19. Neste horizonte, quatro ferramentas digitais foram utilizadas: (i) Publisher; (ii) Meme Generator- imgflip; (iii) Mentimeter e (iv) Quizlet. O estudo revelou que as TDs, enquanto mediadoras do conhecimento, apontam para mudanças significativas na postura do professor e dos alunos em relação aos processos de aprender e ensinar no ERE, tendo permitido identificar potencialidades e fragilidades, no que se refere ao uso das ferramentas tecnológicas digitais adotadas.

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Biografia do Autor

Raquel Mignoni de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Mestre pelo programa de pós-graduação em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Pós-graduada em ensino de Língua inglesa e usos de novas tecnologias pela Universidade Estácio de Sá (2014). Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2011). 

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Doutor em Informática na Educação (UFRGS). Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

DE OLIVEIRA, Raquel Mignoni; CORRÊA, Ygor. Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 252–268, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18336. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18336. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia