O uso das tecnologias como práticas pedagógicas no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7613Palavras-chave:
Ensino Superior, Práticas Pedagógicas, Evolução TecnológicaResumo
Esta pesquisa objetiva discutir a relação entre a educação e as novas tecnologias no processo evolutivo do ensino e da aprendizagem na Educação Superior inserida numa sociedade contemporânea, abordando algumas questões desafiadoras, na busca de reflexões em torno das constantes evoluções, especialmente, agregação das ferramentas tecnológicas em sala de aula. A partir disso, buscou-se identificar o papel do educador para aplicabilidade das diversas mídias no processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino superior. A tendência da educação contemporânea é firmar a necessidade de que o educando deve vivenciar a aprendizagem de forma dinâmica e significativa. Diante disso, propõe-se nesta pesquisa analisar os benefícios e malefícios da modernidade tecnológica apontando caminhos para uma prática pedagógica que se pretende desconstruir para se reconstruir numa nova perspectiva de ensino e aprendizagem. Para tanto, utiliza-se como fundamentação teórica as ideias de Kenski (2012), Aparici (2012), Braga (2013), Oyama (2014), entre outros estudiosos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19.10.2017
Como Citar
CARNEIRO, Honorina Maria Simões. O uso das tecnologias como práticas pedagógicas no ensino superior. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 79–92, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7613. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7613. Acesso em: 5 fev. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: TICs e a Educação
Visualizações
- Resumo 393
- PDF 750