n. 36 (2020): set./dez.

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia
Publicado: 22.12.2020

Editorial

  • O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18989
    Rosiley Aparecida Teixeira, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Daniela Melaré Vieira Barros, Jason Ferreira Mafra
    1-2

Entrevista

  • Educación en tiempos de pandemia con Silvia Carrascal Domínguez

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18849
    Rosiley Aparecida Teixeira, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
    3-6

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia

  • Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18337
    Lisandra da Trindade Alfaro, Caroline Tavares de Souza Clesar, Lucia Maria Martins Giraffa
    7-21
  • A inventividade na Educação Básica em tempos de pandemia: aprendizados da sala (virt)atual

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18338
    Leia Raquel Almeida, Carla Spagnolo
    22-34
  • Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18396
    Tárcila Lorrane Fernandes de Souza Soares, Ícaro Silva de Santana, Maria Luiza Caires Comper
    35-48
  • El aprendizaje del álgebra en Educación Secundaria: las estrategias metacognitivas desde la tecnología digital

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18279
    Luis Miguel Iglesias Albarrán, Isabel Pascual Gómez, Blanca Arteaga-Martínez
    49-72
  • Educar em tempos de incertezas: a implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18619
    Andréia Martins, Agata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Anne Caroline Soares Dourado
    73-85
  • “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659
    Marcos Godoi, Larissa Beraldo Kawashima, Luciane de Almeida Gomes
    86-101
  • Narrativas de uma professora em final de carreira: a educação frente à pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17883
    Juliana Pedroso Bruns, Rita Buzzi Rausch
    102-115
  • Vidas negras importam? A urgência de pensar a educação antirracista frente aos impactos da pandemia de COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17917
    Fernanda Carla Da Silva Costa, Viviane Lima Martins
    116-127
  • A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18249
    Joao Ferreira Sobrinho Junior, Cristina de Cássia Pereira Moraes
    128-148
  • A arte de viver em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18288
    Jordana da Silva Corrêa, Neiva Afonso Oliveira
    149-161
  • Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18294
    Regiane Caldeira, Stephanni G. Silva Sudré, Gabriel José Pereira
    162-175
  • Novas autorias em redes

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18317
    Fernando José de Almeida, Maria da Graça Moreira Silva, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
    176-192
  • Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18318
    Jacks Richard de Paulo, Stela Maris Mendes Siqueira Araújo, Priscila Daniele de Oliveira
    193-204
  • A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciências a partir de textos escreviventes

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18319
    Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    205-219
  • Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18323
    Michel Douglas Pachiega, Débora Raquel da Costa Milani
    220-234
  • Reinventando a Educação Infantil em tempos de Covid-19: as medidas pedagógicas implementadas no município de Guarulhos/SP

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18335
    Luciana Longuini da Silva, Kellen Jacobsen Follador
    235-251
  • Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18336
    Raquel Mignoni de Oliveira, Ygor Corrêa
    252-268
  • Inglês como Língua Franca (ILF) e o ensino-aprendizagem de língua inglesa em tempos de ensino remoto: um relato de caso aplicado ao ensino fundamental I

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18346
    Jane Helen Gomes de Lima, Gislane Sávio, Graziela Pavei Peruch Rosso
    269-282
  • Formação continuada para tecnologias digitais em tempos de pandemia: percepções docentes sobre o curso Google Sala de Aula

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18355
    Eniel do Espírito Santo, Tatiana Polliana Pinto de Lima
    283-297
  • O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
    Ana Carolina Oliveira Silva, Shirliane de Araújo Sousa, Jones Baroni Ferreira de Menezes
    298-315
  • Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545
    Filipa Seabra, Luísa Aires, António Teixeira
    316-334
  • Vida e circunstâncias, estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática e isolamento social: constituindo alternativas

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18573
    Wanderleya Nara Gonçalves Costa
    335-347
  • Entre o ideal e o possível: caminhos de formação docente por meio das rodas de conversa on-line

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18701
    Alexandre José de Carvalho Silva, Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, Warlley Ferreira Sahb
    348-366
  • Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18722
    Ana Nobre, Ana Mouraz
    367-381
  • Remoto, mas não distante: a reinvenção do ensino na Educação Superior em tempos de COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18828
    Carla Cristie de França Silva, Lêda Gonçalves de Freitas
    382-395
  • Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18823
    Fernanda Araujo Coutinho Campos, Rute Pereira
    396-410
  • Aprendizagem significativa no contexto do ensino remoto

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17760
    Jucelia Cruz, Elisabeth dos Santos Tavares, Michel Costa
    411-427

Artigos

  • O enriquecimento do vocabulário dos estudantes por meio da música em contos de fada no âmbito das práticas pedagógicas dos professores da educação básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.16791
    Anaide Maria Alves da Paz, Maria de Fátima Gomes da Silva
    428-440
  • Tertúlia Dialógica Científica: atuação Educativa de êxito para Educação Científica e Tecnológica

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18210
    Anselmo Calzolari, Éverton Madaleno Batisteti, Roseli Rodrigues de Mello
    441-457
  • As veredas do ordenamento jurídico da Educação Infantil do Campo: um olhar sobre os jogos e brincadeiras

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17461
    Elizabete Pereira Barbosa, Luciana Freitas de Oliveira Almeida
    458-469
  • Educação em direitos humanos em tempos de crise

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.16827
    Linda Carter Souza da Silva, Luiz Gomes da Silva Filho
    470-483
  • As contribuições do estágio supervisionado para a formação profissional

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17009
    Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos
    484-501
  • Os saberes privilegiados na formação inicial de professoras da escola básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17061
    Marinalva Lopes Ribeiro, Taiara de Lima Silva Sales
    502-517
  • Conhecimento de educadoras a respeito dos maus-tratos infantis: identificação e notificação de casos

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17185
    Ana Paula de Almeida Guimarães, Linie Machado, Gabriela Reyes Ormeno
    518-531
  • Gêneros textuais e livros didáticos: um estudo de caso na educação a distância (EaD)

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17970
    Jorge França de Farias Júnior
    532-549
  • Proposta de sequência didática a partir do filme Os vingadores: guerra infinita

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18051
    Telma Temoteo dos Santos
    550-567
  • A descentralização de recursos no financiamento da Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18175
    Rosemary Roggero, Adriana Zanini da Silva
    568-580
  • Desafios dos estudantes trabalhadores da UFPel (2019- 2020)

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18188
    Milena da Silva Langhanz, Lorena Almeida Gill
    581-594
  • Sequência de ensino e aprendizagem sobre radioatividade pautada na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18314
    Maria Daiane da Silva Monteiro, Suely Alves da Silva
    595-609