Proposta de sequência didática a partir do filme Os vingadores: guerra infinita
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18051Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ensino de biologia, Sequências didáticas, Filmes no ensinoResumo
O objetivo deste artigo é divulgar uma sequência didática estruturada a partir do filme Os vingadores: guerra infinita, utilizado como produtor de temas geradores para a disciplina Biologia na educação básica. Partiu-se da motivação do vilão Thanos, que defende a destruição da metade dos seres vivos de todas as galáxias como solução para a escassez de recursos, superpopulações e violência. O trabalho foi desenvolvido com base em Antoni Zabala que define epistemologicamente as sequências didáticas como meio articulador de atividades convergentes em objetivos de aprendizagem. O desenho metodológico compreendeu a análise do filme e pesquisas sobre os temas genética, evolução e biotecnologia. Esta pesquisa explora as potencialidades didáticas do filme como recurso de problematização inicial, sem a pretensão de discutir os pontos científicos corretos ou incorretos nele apresentados. Espera-se que as atividades descritas fomentem discussões metodológicas visando um ensino de ciências orientado para a interseção entre conhecimentos cotidianos e científicos.
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