Proposta de sequência didática a partir do filme Os vingadores: guerra infinita

Autores

  • Telma Temoteo dos Santos Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) http://orcid.org/0000-0003-0250-3990

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18051

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ensino de biologia, Sequências didáticas, Filmes no ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar uma sequência didática estruturada a partir do filme Os vingadores: guerra infinita, utilizado como produtor de temas geradores para a disciplina Biologia na educação básica. Partiu-se da motivação do vilão Thanos, que defende a destruição da metade dos seres vivos de todas as galáxias como solução para a escassez de recursos, superpopulações e violência. O trabalho foi desenvolvido com base em Antoni Zabala que define epistemologicamente as sequências didáticas como meio articulador de atividades convergentes em objetivos de aprendizagem. O desenho metodológico compreendeu a análise do filme e pesquisas sobre os temas genética, evolução e biotecnologia. Esta pesquisa explora as potencialidades didáticas do filme como recurso de problematização inicial, sem a pretensão de discutir os pontos científicos corretos ou incorretos nele apresentados. Espera-se que as atividades descritas fomentem discussões metodológicas visando um ensino de ciências orientado para a interseção entre conhecimentos cotidianos e científicos.

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Biografia do Autor

Telma Temoteo dos Santos, Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB) Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Doutora e Mestre em Ciências (Ensino de Biociências e Saúde) pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Especialista em Imuno-Hematologia (UFRJ), em Gestão Escolar (UCAM) e Educação Especial e Inclusiva (UCAM). Graduada em Ciências Biológicas (modalidade Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É docente de Biologia no Colégio Anglo Resende e coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental 2, atuando também nesta mesma instituição como coordenadora das Linhas de Pesquisas para alunos do Ensino Médio. Atua na formação continuada em Ciências da Natureza para os professores do Ensino Fundamental I e II, ministrando oficinas e aulas práticas semestrais, com enfoque nos temas: práticas de ensino em Ciências (Física, Química e Biologia), produção de material didático complementar e práticas de laboratório. Faz parte do corpo docente permanente e atua como orientadora no Programa lato sensu de Ensino de Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ).

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

SANTOS, Telma Temoteo dos. Proposta de sequência didática a partir do filme Os vingadores: guerra infinita. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 550–567, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18051. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18051. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos