A inventividade na Educação Básica em tempos de pandemia: aprendizados da sala (virt)atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18338

Palavras-chave:

Professores, Aprendizados, Presença, Saberes, Inventividade

Resumo

Este artigo, que teve como objetivo refletir sobre as múltiplas aprendizagens no espaço da sala de aula produzida através das tecnologias digitais, é resultado de uma pesquisa-formação realizada numa escola privada, com oito professores de Ensino Fundamental e Médio. Por conta da pandemia, as aulas presenciais foram transpostas para plataformas online – um ambiente virtual que substituiu, por tempo indeterminado, as aulas presenciais. A metodologia utilizada para produção dos dados foi a escuta sensível e reflexiva aos docentes através do Círculo Dialógico Investigativo-Formativo, o qual aconteceu de maneira virtual. Os resultados, que tiveram como base o conteúdo gravado e transcrito, foram analisados pelos princípios da Análise Textual Discursiva. O teor do diálogo suscita a problematização e a inventividade da educação básica como possibilidades de interação, de empatia, de valorização do esforço e dos saberes docentes, que se configuram como aprendizados neste contexto virtual.

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Biografia do Autor

Leia Raquel Almeida, Unisinos

Doutoranda em Educação pelo PPGE - Unisinos, Mestra em Gestão Educacional pelo MPGE - Unisinos, Especialista em Gestão Curricular pela PUCRS, Pedagoga - ULBRA. Atualmente, vice-diretora de escola privada de ensino na Educação Básica em Porto Alegre.

Carla Spagnolo, PUCRS

Doutora em Educação pela PUCRS, Mestre em Educação pela Pucrs. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul, Coordenadora Pedagógica - Escola Privada de Porto Alegre

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

ALMEIDA, Leia Raquel; SPAGNOLO, Carla. A inventividade na Educação Básica em tempos de pandemia: aprendizados da sala (virt)atual. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 22–34, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18338. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18338. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia