Um olhar sobre as relações dialógicas na perspectiva freireana e suas contribuições para a educação na/da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/51.2024.25833

Palavras-chave:

dialogia, educação emancipatoria, pedagogia

Resumo

Este trabalho retrata um olhar sobre as contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas na educação de crianças, cujo objetivo é apresentar as potencialidades das relações dialógicas para a prática pedagógica, para o/a educador/a e educando/a. A questão de pesquisa pauta-se em investigar as condições e possibilidades dialógicas dos bebês e crianças pequenas na Educação Infantil. A abordagem metodológica configura-se como ensaio teórico, recorrendo aos pressupostos da Sociologia da Infância corroborando com as perspectivas de Paulo Freire. Constatou-se que as relações dialógicas na infância estão além da linguagem oral, pois compreendem as múltiplas linguagens, no qual os bebês e crianças manifestam seus sentimentos, experiências, frustrações, desejos, emoções e interesses. E o educador e a educadora ao contemplar as múltiplas linguagens das crianças nas relações dialógicas a partir da escuta sensível e do olhar atento, favorece com a valorização e o respeito às crianças e seus saberes, desde a mais tenra idade.

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Biografia do Autor

Letícia Campos de Lima, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Mestre em Ensino e Formação de Professores

Ana Paula Solino, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Doutora em Educação

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Publicado

19.12.2024

Como Citar

LIMA, Letícia Campos de; SOLINO, Ana Paula. Um olhar sobre as relações dialógicas na perspectiva freireana e suas contribuições para a educação na/da infância. Dialogia, [S. l.], n. 51, p. e25833, 2024. DOI: 10.5585/51.2024.25833. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25833. Acesso em: 21 jan. 2025.

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