Entre o ideal e o possível: caminhos de formação docente por meio das rodas de conversa on-line

Alexandre José de Carvalho Silva, Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz, Warlley Ferreira Sahb

Resumo


O artigo objetiva compartilhar as ações de formação docente, criadas na UFLA, como resposta às demandas emergidas no atual contexto de pandemia. Fundamenta-se na pesquisa qualitativa, caracterizando como descritiva, tomando como base o modelo TPACK (MISHRA e KOELLER, 2006) como ferramenta teórica na edificação das ações e nas análises do percurso e dos dados produzidos. Almejamos colaborar com o registro histórico dos enormes desafios educacionais enfrentados de forma inédita por nossa geração neste contexto e contribuir para a reflexão da importância das formações continuadas de conhecimentos pedagógicos e tecnológicos para uma efetiva ação de retomada da educação formal por meios de recursos tecnológicos. Face aos resultados obtidos, pode-se deduzir que propostas de formação continuada usando as rodas de conversa on-line contribuem para adquirir competências para identificar abordagens metodológicas e pedagógicas que se encaixam em diferentes situações de aprendizagem utilizando as tecnologias. Nesse sentido, favorecem a inclusão digital no sentido de despertar as competências docentes para a utilização das TDIC com autonomia e destreza, em consonância com as demandas da contemporaneidade.


Palavras-chave


Ensino híbrido; Ensino remoto emergencial; Formação de professores

Texto completo:

PDF

Referências


MISHRA, P.; KOEHLER, M. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

COX, S., GRAHAM, C. R. Diagramming TPACK in practice: using and elaborated model of the TPACK framework to analyze and depict teacher knowledge. TechTrends, 53 (5), 60–69, 2009.

ALMEIDA, M. I. de. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

CRUZ, S. R. M. Cruz; MARTINS R. X. Reflexões acerca da integração de tecnologias digitais na prática pedagógica de professores de História .Revista Educação e Linguagens, Vol. 5, nº 8, 2016.

CUNHA, M. I. da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. São Paulo: Cadernos Pedagogia Universitária – USP, 2008. Disponível em https://sites.unipampa.edu.br/formacao/files/2010/10/maria_isabel_da_cunha_caderno_vi.pdf . Acesso em: 27-07-2020.

SHULMAN, Lee S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.




DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18701

Direitos autorais 2020 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.