Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18823

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Docência online, Formação de professores, Estratégias de ensino, Ensino remoto

Resumo

Em tempos de Covid-19 experienciamos, por meio de um curso de formação de professores, elementos que facilitam a compreensão do que foi a adaptação das práticas educativas na educação básica. A forma de ensinar remotamente foi um processo que produziu no fazer docente modificações substanciais com relação ao uso das tecnologias e a sua aplicação nas metodologias de ensino. Foram necessárias reflexões e análises sobre as percepções vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem remoto, utilizando tecnologias. Como foram definidas as estratégias pedagógicas docente na adaptação ao ensino remoto? Quais as práticas que foram desenvolvidas? A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa, com construções fundamentadas que comprovaram a cientificidade do trabalho. Os resultados destacam características e elementos do panorama de trabalho, com o ensino remoto emergencial facilitando reflexões e pontuando indicativos para a melhoria do que foi realizado a partir dos referenciais da área da educação a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Araujo Coutinho Campos, Universidade Aberta (Uab).

Doutora e Mestre em Educação (UFMG), Especialista em Educação a Distância (SENAC Minas), Licenciada em História (PUC Minas). Atua como formadora, tutora, designer instrucional e consultora.  

Rute Pereira, Ministério de Educação, Portugal

Mestre em Pedagogia do eLearning, (Universidade Aberta), Especialista em Educação Especial (IP Santarém), Licenciada em Física Química (Universidade de Aveiro), Professora de Física Química. 


Referências

ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira tem tempos de COVID-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257 - 275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em 14 set. de 2020.

CAMPOS, Fernanda Araujo Coutinho. A educação em tempos de pandemia, 2020. Disponível em: https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/a-educacao-em-tempos-de-pandemia-por-fernanda-campos/. Acesso em 14 set. de 2020.

HARARI, Yuval Noah. N. 21 lições para o século XXI. Portugal: Elsinore, 2018.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrev; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em 17 out. de 2020.

JUSTIN, Reich. Remote learning guidance from state education agencies during the COVID-19 pandemic: a first look. Disponível em: https://jwel.mit.edu/assets/document/remote-learning-guidance-state-education-agencies-during-covid-19-pandemic-first. Acesso em 17 out. de 2020.

MOREIRA, Darlinda; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9661. Acesso em 17 out. 2020.

MOREIRA, José António; HENRIQUES, Susana. BARROS, Daniela Melaré Vieira Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p.351-364, jan./abr., 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341885804_Transitando_de_um_ensino_remoto_emergencial_para_uma_educacao_digital_em_rede_em_tempos_de_pandemia. Acesso em 5 out. 2020.

MOREIRA, José António; HENRIQUES, Susana. BARROS, Daniela Melaré Vieira (coord.) Guia Pedagógico Semanal. Formação para a docência digital em rede. Universidade Aberta, 2020b.

RIBEIRO, Ana Isabel.; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior. Imprensa da Universidade de Coimbra: Coimbra, Portugal, 2019.

Downloads

Publicado

22.12.2020

Como Citar

CAMPOS, Fernanda Araujo Coutinho; PEREIRA, Rute. Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 396–410, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18823. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18823. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia