Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18323

Palavras-chave:

Educação, Mal-estar docente, Pandemia, Psicanálise

Resumo

A pandemia causada pela Covid-19 impôs ao sistema educacional muitos ajustes e alterações e, com isso, trouxe aos educadores novas formas de adaptação, gerando sofrimento mental e físico. Diante disso, a partir da psicanálise, este trabalho visa refletir sobre o mal-estar docente e seus sintomas frente às mudanças da prática pedagógica durante a pandemia. Para tanto, utilizamos a pesquisa teórica para compor as reflexões aqui apresentadas, haja vista pesquisas anteriores já terem demonstrado que o mal-estar e seus sintomas estão presentes, em maior ou menor grau, na vida de educadores. Concluímos que é necessário repensar as formas das relações transferenciais entre aluno-professor, refletir sobre o papel do sujeito-suposto-saber e rever as condições em que a Educação pode ser praticada, ampliando as possibilidades docentes concernentes às tecnologias, à quebra de paradigma e às inovações educacionais do século 21. Após a pandemia e em pesquisas posteriores é importante a ampliação dessa temática.

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Biografia do Autor

Michel Douglas Pachiega, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Araraquara FCLAR

Graduado em Psicologia, Psicólogo clínico de adolescentes e adultos. Mestrando em Educação Sexual na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em Araraquara.

Débora Raquel da Costa Milani, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Araraquara FCLAR

Graduada em Pedagogia, Especialização em Educação à Distância pelo UNISEB, Especialização em (PLA)Práticas de Letramento e Alfabetização e Especialização em Educação Empreendedora, Especialização em PsicopedagogiaInstitucional, Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho eDoutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

PACHIEGA, Michel Douglas; MILANI, Débora Raquel da Costa. Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 220–234, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18323. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18323. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia