Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18323Palavras-chave:
Educação, Mal-estar docente, Pandemia, PsicanáliseResumo
A pandemia causada pela Covid-19 impôs ao sistema educacional muitos ajustes e alterações e, com isso, trouxe aos educadores novas formas de adaptação, gerando sofrimento mental e físico. Diante disso, a partir da psicanálise, este trabalho visa refletir sobre o mal-estar docente e seus sintomas frente às mudanças da prática pedagógica durante a pandemia. Para tanto, utilizamos a pesquisa teórica para compor as reflexões aqui apresentadas, haja vista pesquisas anteriores já terem demonstrado que o mal-estar e seus sintomas estão presentes, em maior ou menor grau, na vida de educadores. Concluímos que é necessário repensar as formas das relações transferenciais entre aluno-professor, refletir sobre o papel do sujeito-suposto-saber e rever as condições em que a Educação pode ser praticada, ampliando as possibilidades docentes concernentes às tecnologias, à quebra de paradigma e às inovações educacionais do século 21. Após a pandemia e em pesquisas posteriores é importante a ampliação dessa temática.
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