Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18323

Palavras-chave:

Educação, Mal-estar docente, Pandemia, Psicanálise

Resumo

A pandemia causada pela Covid-19 impôs ao sistema educacional muitos ajustes e alterações e, com isso, trouxe aos educadores novas formas de adaptação, gerando sofrimento mental e físico. Diante disso, a partir da psicanálise, este trabalho visa refletir sobre o mal-estar docente e seus sintomas frente às mudanças da prática pedagógica durante a pandemia. Para tanto, utilizamos a pesquisa teórica para compor as reflexões aqui apresentadas, haja vista pesquisas anteriores já terem demonstrado que o mal-estar e seus sintomas estão presentes, em maior ou menor grau, na vida de educadores. Concluímos que é necessário repensar as formas das relações transferenciais entre aluno-professor, refletir sobre o papel do sujeito-suposto-saber e rever as condições em que a Educação pode ser praticada, ampliando as possibilidades docentes concernentes às tecnologias, à quebra de paradigma e às inovações educacionais do século 21. Após a pandemia e em pesquisas posteriores é importante a ampliação dessa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Douglas Pachiega, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Araraquara FCLAR

Graduado em Psicologia, Psicólogo clínico de adolescentes e adultos. Mestrando em Educação Sexual na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em Araraquara.

Débora Raquel da Costa Milani, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Araraquara FCLAR

Graduada em Pedagogia, Especialização em Educação à Distância pelo UNISEB, Especialização em (PLA)Práticas de Letramento e Alfabetização e Especialização em Educação Empreendedora, Especialização em PsicopedagogiaInstitucional, Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho eDoutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

ANDRADE, Patrícia Santos de; CARDOSO, Telma Abdalla de Oliveira. Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a Síndrome de Burnout. Saude e sociedade, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 129-140, Mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21n1/13.pdf. Acesso em: 03 Set. 2020.

ARAÚJO, Francisco Jonathan de Oliveira et al. Impact Of Sars-Cov-2 And Its Reverberation In Global Higher Education And Mental Health. Psychiatry Research, vol. 288 (2020): 112977. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165178120307009. Acesso em: 13 set. 2020.

ASMUNDSON, Gordon J. G.; TAYLOR, Steven. Coronaphobia: Fear and the 2019-nCoV outbreak. Journal of Anxiety Disorders, 70, 102196. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32078967/. Acesso em: 18 set. 2020.

ÁVILA, Lazslo Antonio. Doenças do corpo e doenças da alma: investigação psicossomática psicanalítica. São Paulo: Escuta. 2002.

BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to

reduce it: Rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395, p. 912-920. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2820%2930460-8. Acesso em: 20 set. 2020.

CARVALHO, Mônica de Aguiar; VASQUES, Letícia Veiga. A contribuição do conceito da transferência no saber docente aplicada à sua relação com o aluno do ensino fundamental I. In: 9º Congresso Pós-Graduação UNIS. 2016, Varginha - MG. Anais eletrônicos, Varginha: Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, p. 1-14, 2016. Disponível em: http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/426. Acesso em: 10 set. 2020.

CARVALHO, Poliana Moreira de Medeiros et al. The psychiatric impact of the novel coronavirus outbreak. Psychiatry Research, 286, 112902. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32146248/. Acesso em: 21 set. 2020.

DIEHL, Liciane; MARIN, Angela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v7n2/a05.pdf. Acesso em: 04 set. 2020.

DOLTO, Françoise. Prefácio. In: MANNONI, Maud. A primeira entrevista em psicanálise. Rio de Janeiro: Campus. 1980

.

ESTEVE, José Manuel. Mudanças Sociais e a função docente. Lisboa, Portugal: Porto Editora. 1995.

ESTEVE, José Manuel. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC. 1999.

FILLOUX, Jean-Claude. Psicanálise e educação. São Paulo: Expressão e Arte. 2002.

FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. 13. Rio de Janeiro: Imago. 1969. (Trabalho original publicado em 1914).

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. 21. Rio de Janeiro: Imago. 1996. (Trabalho original publicado em 1930).

REUD, Sigmund. Moral sexual civilizada. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. 9. Rio de Janeiro: Imago. 1976a (Originalmente publicado em 1908).

FREUD, Sigmund. Explicações, aplicações e orientações. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. 22. Rio de Janeiro: Imago. 1976b (Originalmente publicado em 1932).

FREUD, Sigmund. Análise terminável e interminável. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. 23. Rio de Janeiro: Imago. 1976c (Originalmente publicado em 1937).

GRANDISOLI, Edson; JACOBI, Pedro Roberto; MARCHINI, Silvio. Pesquisa Educação, Docência e a COVID-19. São Paulo: USP, 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19. Acesso em: 15 set. 2020.

KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação o mestre do impossível. São Paulo: Scipione Editora, 2005.

LACAN, Jacques. O seminário - Livro 8: a transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992 [1960-1961].

LACAN, Jacques. O seminário - Livro 11: Os quatro conceitos da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988 [1964].

LAMEIRA, Valéria Maia; COSTA, Márcio Clayton da Silva; RODRIGUES, Simone de Miranda. Fundamentos Metodológicos da Pesquisa Teórica em Psicanálise. Revista Subjetividades, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 68-78, 23 ago. 2017.

MALDONADO, Alberto Efendy. Pesquisa em comunicação: trilhas históricas, contextualização, pesquisa empírica e pesquisa teórica. In: MALDONADO, Alberto Efendy. Metodologias de Pesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2011.p. 279-303.

MANNONI, Maud. A primeira entrevista em psicanálise. Rio de Janeiro: Campus. 1980.

MIRANDA, Margarete Parreira; VASCONCELOS, Renata Nune; SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. Pesquisa em psicanálise e educação: a conversação como metodologia de pesquisa. In: Psicanálise, Educação e Transmissão, São Paulo, v. 6, 2006. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032006000100060&lng=en&nrm=abn. Acesso em: 12 set. 2020.

MURTA, Cláudia. Magistério e sofrimento psíquico: contribuição para uma leitura psicanalítica da escola.. In: Anais do Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, São Paulo, v. 3, 2001. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000032001000300031&script=sci_arttext. Acesso em: 05 set. 2020.

OMS – Organização Mundial de Saúde. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812. Acesso em: 14 set. 2020.

PREUSS, Fernanda Carina; PEROTTI, Eduardo Diego; LUIS SCHUK, Anderson Luis. E como ficam nossos desejos? Um olhar psicanalítico sobre a pandemia do covid-19. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc. São Miguel do Oeste, v. 5, p. 1-13. 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/327185511.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 39, p. 23-30, dez. 2014 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n39/n39a03.pdf. Acesso em: 13 set. 2020.

RIBEIRO, Mariane Vieira Machado. A educação e a psicanálise: um encontro possível? Psicologia: Teoria e Prática, v. 8, n. 2, p. 112-122, 2006. Brasília. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v8n2/v8n2a08.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.

SANCHES, Pedro. A alteridade na conceituação freudiana de desejo e pulsão. São Paulo, 2010. Revista Brasileira de psicanálise [online]. 2010, v. 44, n. 4. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbp/v44n4/a09.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

SANTOS, Jacia Maria Soares dos. A transferência no processo pedagógico: quando fenômenos subjetivos interferem na relação de ensino-aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84GTXZ/1/disserta__o_jacia.pdf. Acesso em: 04 Set. 2020.

SILVA, Andrey Ferreira da et al . Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, e300216, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/physis/v30n2/0103-7331-physis-30-02-e300216.pdf. Acesso em: 04 Set. 2020.

SOUZA, Aparecida Neri de; LEITE, Marcia de Paula. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas , v. 32, n. 117, p. 1105-1121, Dez. 2011 . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n117/v32n117a12.pdf. Acesso em: 18 Set. 2020.

TOSTES, Maiza Vaz et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 87-99, Jan. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n116/0103-1104-sdeb-42-116-0087. pdf . Acesso em: 04 Set. 2020.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-o-aumento-das. Acesso em: 4 set. 2020.

VASCONCELOS, Renata Nunes; MIRANDA, Margarete Parreira. Psicanálise, educação e o mal estar na formação de professores. In: Proceedings online. Retratos do mal-estar comtemporaneo na educação, São Paulo: FE/USP, v. 9, 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/lepsi/n9/a48n9.pdf. Acesso em: 05 set. 2020.

WANG, Cuiyan et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International journal of environmental research and public health v. 17, n. 5, 6 Mar. 2020. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32155789/. Acesso em: 19 set. 2020.

XIAO, Chunfeng. A novel approach of consultation on 2019 novel coronavirus (COVID-19)-related psychological and mental problems: Structured letter therapy. Psychiatry Investigation, v. 17, n. 2, p. 175-176, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30773/pi.2020.0047. Acesso em: 20 set. 2020.

Downloads

Publicado

22.12.2020

Como Citar

PACHIEGA, Michel Douglas; MILANI, Débora Raquel da Costa. Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 220–234, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18323. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18323. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia