Educar em tempos de incertezas: a implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18619

Palavras-chave:

Ensino remoto, Educação, Floriano-Piauí, Tecnologias

Resumo

A Pandemia da COVID-19 provocou profundas mudanças no contexto educacional do Brasil a partir da instauração do surto da doença e das orientações para a contenção do vírus através do isolamento social. Nesse estudo, partimos da seguinte questão norteadora: como ocorreu o planejamento e quais ferramentas foram usadas para a implementação do Ensino Remoto pela SME de Floriano-PI? O artigo tem como objetivo apresentar e analisar os documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Floriano-PI para o enfrentamento da Pandemia da COVID-19 nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O trabalho se insere no campo da História do Tempo Presente, utilizando como fonte documental decretos, circulares, textos e normativas produzidos pela SME de Floriano para regulamentar as aulas não presenciais.

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Biografia do Autor

Andréia Martins, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em história da educação/USP e doutorado em história da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do curso de Pedagogia da  Universidade Federal do Piauí - Campus Amilcar Ferreira Sobral/Floriano.

Agata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação (PPGEd/UFPI) e Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza (LEDOC), do Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí. 

Anne Caroline Soares Dourado, Universidade Federal do Piauí

Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral,onde leciona principalmente nas áreas de Currículo e Gestão. Mestre em Educação pelo PPGED/ UFPI (2016). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Epistemologia da Prática Profissional (NIPEPP) cujas pesquisas se voltam principalmente para os seguintes temas: epistemologia da prática profissional, racionalidade pedagógica, formação docente e currículo.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

MARTINS, Andréia; ALVES CAVALCANTI, Agata Laisa Laremberg; DOURADO, Anne Caroline Soares. Educar em tempos de incertezas: a implementação do ensino remoto na rede municipal de Floriano-Piauí. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 73–85, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18619. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18619. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia