Formação continuada para tecnologias digitais em tempos de pandemia: percepções docentes sobre o curso Google Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18355

Palavras-chave:

Formação continuada docente, Google Sala de Aula, Pandemia de Covid-19

Resumo

Neste artigo discutimos a formação continuada dos professores no contexto das demandas relacionadas ao ensino online decorrente do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.  O estudo visa analisar a percepção dos participantes do curso de extensão Google Sala de Aula para Docentes, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, buscando-se refletir sobre o contexto da educação escolarizada diante dos desafios da pandemia bem como dos relacionados com a formação docente para as tecnologias digitais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio do método de estudo de caso, realizando-se a descrição do questionário de avaliação de satisfação preenchido por 413 cursistas. Concluímos que os programas de formação docente em tecnologias digitais necessitam promover a reflexão crítica, por meio do diálogo pedagógico e apropriação tecnológica, possibilitando o traquejo com as tecnologias emergentes e, sobretudo, promovendo a aprendizagem e emancipação dos estudantes nestes tempos pandêmicos.

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Biografia do Autor

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciado em Pedagogia, Doutor e Pós-doutor em Educação.  Professor adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenador adjunto do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UFRB. Coordena o Programa de Extensão Digital para Qualificação Discente e o Programa de Extensão Formação Docente Continuada em Tecnologias Digitais. Vice-coordenador do grupo CNPq de Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF), desenvolvendo investigações na linha de pesquisa Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2000), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como docente na Licenciatura Interdisciplinar em Artes e é professora do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da UFBA, do Programa de Pós Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade e do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Educação, Cultura e Diversidade, ambos da UFRB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Saberes e Práticas.  Atualmente é Coordenadora do Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Artes da UFRB, coordena projetos de pesquisa, bem como é integrante de programas de extensão, para além de ser coordenadora de área do PIBID/ARTES da UFRB.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

DO ESPÍRITO SANTO, Eniel; DE LIMA, Tatiana Polliana Pinto. Formação continuada para tecnologias digitais em tempos de pandemia: percepções docentes sobre o curso Google Sala de Aula. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 283–297, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18355. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18355. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia