Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18337Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino Remoto Emergencial, Licenciatura em Pedagogia, Formação de ProfessoresResumo
A necessidade da inserção das Tecnologias Digitais (TD) no campo da educação se tornou ainda mais significativa em virtude do distanciamento social, oriundo da pandemia de COVID-19. Instituições de ensino do mundo inteiro passaram a adaptar seus planejamentos do presencial para o on-line, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, esta análise, de abordagem qualitativa, caracterizada como exploratória e aliada ao estudo de caso, buscou investigar os principais desafios e possibilidades que emergiram nessa experiência ímpar e desafiadora, na perspectiva da formação docente, encontrados para atuação no ERE. Questões envolvendo infraestrutura e contexto corroboraram para gerar fatores intervenientes, porém esses foram apenas tangenciados em função da discussão proposta. Os resultados obtidos demonstram a falta de uma formação inicial adequada acerca das TD como principal desafio e, também, limitadora, porém não determinante, por parte dos docentes para poder utilizar, de forma ampla e reflexiva, as plataformas on-line no ERE.
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