Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18337

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino Remoto Emergencial, Licenciatura em Pedagogia, Formação de Professores

Resumo

A necessidade da inserção das Tecnologias Digitais (TD) no campo da educação se tornou ainda mais significativa em virtude do distanciamento social, oriundo da pandemia de COVID-19. Instituições de ensino do mundo inteiro passaram a adaptar seus planejamentos do presencial para o on-line, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, esta análise, de abordagem qualitativa, caracterizada como exploratória e aliada ao estudo de caso, buscou investigar os principais desafios e possibilidades que emergiram nessa experiência ímpar e desafiadora, na perspectiva da formação docente, encontrados para atuação no ERE. Questões envolvendo infraestrutura e contexto corroboraram para gerar fatores intervenientes, porém esses foram apenas tangenciados em função da discussão proposta. Os resultados obtidos demonstram a falta de uma formação inicial adequada acerca das TD como principal desafio e, também, limitadora, porém não determinante, por parte dos docentes para poder utilizar, de forma ampla e reflexiva, as plataformas on-line no ERE.

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Biografia do Autor

Lisandra da Trindade Alfaro, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Caroline Tavares de Souza Clesar, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora assistente de ciências exatas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e doutoranda em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular da Escola Politecnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Humanidades/PUCRS. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq- ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

ALFARO, Lisandra da Trindade; CLESAR, Caroline Tavares de Souza; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 7–21, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18337. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18337. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia