“Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659

Palavras-chave:

Ensino, Educação Física, TDIC, Pandemia, Covid-19

Resumo

No cenário de rápida transformação e de alta incerteza provocado pela pandemia de Covid-19, esta pesquisa identificou os desafios e as aprendizagens dos professores de Educação Física relacionadas ao ensino remoto. Para isso, foi realizado um grupo focal com cinco professores de escolas particulares. Os desafios enfrentados pelos docentes foram: sentimentos de medo e ansiedade; a adaptação para as aulas online e o uso das tecnologias no ensino; a inibição dos alunos para abrir as câmeras; encontrar atividades adequadas para o ensino remoto; a dificuldade em avaliar os alunos; a falta de apoio de algumas famílias. Em relação as aprendizagens, eles indicaram: o aprendizado do uso das TDICs; a intensificação da colaboração com colegas; a adaptação das estratégias metodológicas e o uso da criatividade. O ensino remoto emergencial gerou novos desafios para os professores de Educação Física, mas também oportunizou aprendizagens, incluindo o uso das TDICs no ensino.

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Biografia do Autor

Marcos Godoi, Instituto Federal de Mato Grosso e Escola Municipal Madre Marta Cerutti

É licenciado em Educação Física (UFMT, 1999), mestre em Estudos de Linguagem (UFMT, 2006) e doutor em Ciências da educação, opção Psicopedagogia (Universidade de Montreal, 2017). É professor da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT e atualmente é professor substituto no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Atua na área pedagógica e sociocultural da educação física.

Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2002), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2004), Especialização em Educação Física Escolar pela CEUCLAR (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2010) e Doutorado em Educação pela UFMT (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física do IFMT e líder do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante - GEPEFEP.

Luciane de Almeida Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Doutorado em Educacao pela Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de Culturas Escolares e Linguagens (2019). Atuou como assessora técnica pedagógica da Coordenadoria de Ensino Fundamental - Secretaria de Estadual de Educação. Atualmente professora Adjunta II do Departamento de Teoria e Fundamentação em Educação Física da Faculdade de Educação Física - UFMT, Chefe do Departamento de Teoria e Fundamentação em Educação Física da FEF/UFMT.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 86–101, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18659. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18659. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia