“Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19

Marcos Godoi, Larissa Beraldo Kawashima, Luciane de Almeida Gomes

Resumo


No cenário de rápida transformação e de alta incerteza provocado pela pandemia de Covid-19, esta pesquisa identificou os desafios e as aprendizagens dos professores de Educação Física relacionadas ao ensino remoto. Para isso, foi realizado um grupo focal com cinco professores de escolas particulares. Os desafios enfrentados pelos docentes foram: sentimentos de medo e ansiedade; a adaptação para as aulas online e o uso das tecnologias no ensino; a inibição dos alunos para abrir as câmeras; encontrar atividades adequadas para o ensino remoto; a dificuldade em avaliar os alunos; a falta de apoio de algumas famílias. Em relação as aprendizagens, eles indicaram: o aprendizado do uso das TDICs; a intensificação da colaboração com colegas; a adaptação das estratégias metodológicas e o uso da criatividade. O ensino remoto emergencial gerou novos desafios para os professores de Educação Física, mas também oportunizou aprendizagens, incluindo o uso das TDICs no ensino.


Palavras-chave


Ensino; Educação Física; TDIC; Pandemia; Covid-19

Texto completo:

PDF

Referências


ANVERSA, Ana Luiza B. et al. A prática reflexiva na formação de professores de educação física na modalidade EaD. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 25, n. 2, p. 122-136, 2017.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi. Cultura digital e formação de professores de educação física: estudo de caso na Unipampa. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 1025-1036, 2015.

CRUVINEL, Fernanda et al. A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em Educação Física na modalidade à distância. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 1-15, jul./set. 2015.

DARLING-HAMMOND, Linda et al. A elaboração de programas de formação de professores. In: DARLING-HAMMOND, Linda; BRANSFORD, John. (Org.). Preparando os professores para um mundo em transformação. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 333-377.

FEVORINI, Luciana Bittencourt; LOMÔNACO, José Fernando Bittencourt. O envolvimento da família na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório com pais das camadas médias. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 28, p. 73-89, 1o sem. de 2009.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília, DF: Liber Livro, 2012.

GODOI, Marcos et al. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de educação física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. 1-19, 2020.

GUIMARÃES, Valter Soares. O grupo focal e o conhecimento sobre identidade profissional dos professores. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia (Org.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006, p. 149-163.

HAY, Peter J. Assessment for learning in physical education. In: KIRK, David; MACDONALD, Doune; O’SULLIVAN, Mary. (Org.). The handbook of physical education. London: Sage, 2006, p. 312-325.

HAMMERNESS, Karen et al. Como os professores aprendem e se desenvolvem. In: DARLING-HAMMOND, Linda; BRANSFORD, John. (Org.). Preparando os professores para um mundo em transformação. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 306-332.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. March 27, 2020. Recuperado em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning Obtido em: 22 de agosto de 2020.

INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. Estágio intermediário, maio de 2020a. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405-1.pdf Consulta em: 24 de agosto de 2020.

INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. Estágio controlado – agosto de 2020. São Paulo: Instituto Península, 2020b. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Sentimentos_-fase-3.pdf; Acesso em: 5 de outubro de 2020.

LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. (2015). A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em educação física na modalidade à distância. Pensar a Prática, v. 18, n. 3, p. 636-50, 2015.

LEIRO, Augusto Cesar Rios; ARAÚJO, Allyson Carvalho; SOUZA, Dandara Queiroga de Oliveira. Mídias e tecnologias no contexto da educação física escolar. In: DORENSKI, Sérgio; LARA, Larissa; ATHAIDE, Pedro (Org.). Comunicação e mídia: história, tensões e perspectivas – Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos do CBCE. Natal-RN: EdUFRN, 2020, p. 57-74. Disponível em: http://www.cbce.org.br/colecao-40anos.php; Acesso em: 20 de agosto de 2020.

LISBOA, Mariana Mendonça; PIRES, Giovani de Lorenzi. Tecnologias e a formação inicial do professor de educação física: reflexões sobre a educação a distância. Atos de pesquisa em educação, Blumenau, v. 8, n. 1, p. 60-81, 2013.

LÓPEZ-PASTOR, Victor Manuel et al. Alternative assessment in physical education: a review of international literature. Sport, Education and Society, v. 18, n. 1, p. 57-76, 2013.

PAILLÉ, Pierre; MUCHIELLI, Alex. L’analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Paris: Armand Colin, 2012.

PENNEY, Dawn et al. Curriculum, pedagogy and assessment: three message systems of schooling and dimensions of quality physical education. Sport, Education and Society, v. 14, n. 4, p. 421-442, 2009.

VAREA, Valeria; GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo. Touchless classes and absent bodies: teaching physical education in times of Covid-19. Sport, Education and Society, 2020. pp. n/a. https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1791814

WOODS, Peter. Aspectos sociais da criatividade do professor. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Ed., 1995, p. 125-153.

UNESCO. Impacto da COVID-19 na educação. 2020. Disponível em:

http://pt.unesco.org/covid19/educationreponse; Acesso em: maio de 2020.




DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659

Direitos autorais 2020 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.