Entre as conexões e as desconexões: experiências acadêmicas em tempos de distanciamento social físico

Regiane Caldeira, Stephanni G. Silva Sudré, Gabriel José Pereira

Resumo


A presente pesquisa objetiva conhecer formas de comunicação utilizadas pelos estudantes do câmpus UNEMAT Nova Xavantina a fim de “vencer” o distanciamento físico e como estas podem impactar no engajamento com o processo de ensino-aprendizagem adotado pela IES. A pesquisa apresenta caráter exploratório quanto aos seus objetivos, quanti-quali quanto à abordagem do problema e como delineamento optou-se pelo estudo de caso. A técnica escolhida para a geração de dados foi o questionário. Os resultados indicam que há um movimento intenso em termos de tentativas de adaptação. Os alunos, apesar da desenvoltura no que se refere às tecnologias, sentem-se confusos, inseguros quanto à sua capacidade de processar tantas informações ao mesmo tempo, sejam elas conteúdos que devem ser estudados, quanto habilidades que precisam ser desenvolvidas e/ou aprofundadas para terem acesso ao ensino remoto emergencial adotado pela IES. Ao mesmo tempo, visualizam oportunidades de aprender de forma mais dinâmica e flexível.


Palavras-chave


Acadêmicos; Ensino remoto emergencial; Ensino superior; Comunicação; UNEMAT

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Portaria nº 2.117, de 06 dezembro de 2019. 2019. Oferta de carga horária na modalidade Ensino à Distância-EAD. Diário Oficial da União: edição 239, seção 1, Brasília, DF, p.131, 11 dez. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Portaria%20disp%C3%B5e%20sobre,da%20legisla%C3%A7%C3%A3o%20educacional%20em%20vigor. Acesso em: 23 nov. 2020.

BRASIL. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19. Conselho Nacional de Educação. 2020. Ministério da Educação: Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 jul. 2020.

BEHAR, A. P. O ensino remoto emergencial e a educação à distância. Jornal da Universidade-UFRGS. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 19 jul. 2020.

COSTA, E. L. Ensino tradicional. 2020. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/ensino-tradicional/11345. Acesso em: 31 jul. 2020

G1 ECONOMIA. Com pandemia, setor de serviços tem queda recorde de 11,7% em abril. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/17/setor-de-servicos-tem-queda-recorde-de-117percent-em-abril-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 19 jul. 2020.

HERRERA, L. A pandemia do coronavírus pode mudar para sempre a educação. 2020. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2020/04/pandemia-do-coronavirus-pode-mudar-para-sempre-educacao.html. Acesso em: 31 jul. 2020.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Docência e cibercultura,v. 4, n. 2, p. 215-224, mês abreviado 2020.

OXFAM. Como o coronavírus afeta a educação no Brasil? 2020. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/blog/como-o-coronavirus-afeta-a-educacao-no-brasil/. Acesso em: 30 jul. 2020.

UNEMAT. Resolução 028/2020 – CONEPE. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020a. Disponível em: http://www.UNEMAT.br/resolucoes/resolucoes/conepe/4327_res_conepe_28_2020.pdf.

Acesso em: 20 jul. 2020.

UNEMAT. Resolução 029/2020 – CONEPE. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020b. Disponível em: http://www.UNEMAT.br/resolucoes/resolucoes/conepe/4326_res_conepe_29_2020.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

UNEMAT. Edital 002/220 UNEMAT/PRAE de seleção para concessão de auxílio. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2020c. Disponível em: http://portal.UNEMAT.br/media/files/Edital_002_2020_AUXILIO_DIGITAL_PRAE_UNEMAT.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.




DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18294

Direitos autorais 2020 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.