Sequência de ensino e aprendizagem sobre radioatividade pautada na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18314

Palavras-chave:

Perspectiva CTS, Radioatividade, Sequência de ensino e aprendizagem

Resumo

O presente artigo trata de um recorte da dissertação de uma das autoras que teve por objetivo elaborar uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA), pautada na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), no estudo do conteúdo de Radioatividade, tendo por tema estruturador “radioatividade: riscos e benefícios”. Apresentamos aqui a SEA elaborada, com base nas ideias de Méheut (2005) e Méheut e Psillos (2004), e para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2016), a qual evidencia que a introdução de estratégias didáticas nas quais a contextualização dos conteúdos químicos transcende exemplos cotidianos e estende a visão de mundo dos estudantes para as grandes questões sociais que os rodeiam, são fundamentais. Principalmente, na abordagem de conteúdos que apresentam abstração e dualidade, como a radioatividade. Portanto, este trabalho busca contribuir com propostas de ensino que envolvam aspectos inter-relacionados com a tríade CTS e na promoção de uma aprendizagem crítica dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Daiane da Silva Monteiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Curso Técnico em Química pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atua na área de Ensino de Química, com ênfase nas abordagens envolvendo a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (CTS). 

Suely Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Pós-Doutorado em Educação pela UFRN(2013). Professora Associado nível IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de química, Educação, Formação Inicial e Continuada de Professores. Coordenadora do Curso de Especialização em Formação de Educadores da UFRPE/Departamento de Educação.Professora do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências / UFRPE- Departamento de Educação. Professora do Curso de Licenciatura Plena em Química e Licenciatura em Pedagogia/UFRPE.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

MONTEIRO, Maria Daiane da Silva; DA SILVA, Suely Alves. Sequência de ensino e aprendizagem sobre radioatividade pautada na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 595–609, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18314. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18314. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos