Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino remoto de emergência, Ensino superior

Resumo

A pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Para tal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo.

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Biografia do Autor

Filipa Seabra, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta, Portugal;

LE@D, Universidade Aberta, Portugal;

CIEd, Universidade do Minho, Portugal.

Luísa Aires, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta, Portugal;

LE@D, Universidade Aberta, Portugal;

António Teixeira, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta, Portugal;

LE@D, Universidade Aberta, Portugal

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

SEABRA, Filipa; AIRES, Luísa; TEIXEIRA, António. Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 316–334, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18545. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18545. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia