Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18545

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino remoto de emergência, Ensino superior

Resumo

A pandemia de Covid-19 teve impactos profundos no ensino superior. Em Portugal, afetou cerca de 350000 estudantes, envolvidos num processo de transição de emergência para práticas de ensino remoto. Consideramos fundamental identificar práticas adotadas pelas instituições de ensino superior nesse contexto, assim como a forma como têm sido reajustadas ao longo do tempo, e como o processo foi percecionado, quer por professores, quer por estudantes. Para tal, foi aplicado um questionário online dirigido a professores e estudantes do ensino superior presencial entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2020. Os resultados apontam para a adoção de uma pluralidade de estratégias de ensino, com destaque para práticas síncronas, e revistas ao longo do processo. Apesar de aspetos sensíveis como a avaliação, o envolvimento dos estudantes, as atividades práticas ou a gestão do tempo, são reconhecidas potencialidades e limitações ao processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipa Seabra, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta, Portugal;

LE@D, Universidade Aberta, Portugal;

CIEd, Universidade do Minho, Portugal.

Luísa Aires, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta, Portugal;

LE@D, Universidade Aberta, Portugal;

António Teixeira, LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Departamento de Ciências da Educação da Universidade Aberta, Portugal;

LE@D, Universidade Aberta, Portugal

Referências

AERA. Code of ethics, Educational Researcher, v. 40, n. 3, p 145-156, 2011.

BATES, Tony. Re-defining online learning and distance education in 2020. Online Learning and Distance Education Resources, June 30th 2020. Disponível em: https://www.tonybates.ca/2008/07/07/what-is-distance-education/. Acesso em: 28 set. 2020.

BOZCURT, Aras; SHARMA, Ramesh C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 14, n. 1, p. i-vi, 2020. Disonível em: https://www.researchgate.net/publication/341043562_Emergency_remote_teaching_in_a_time_of_global_crisis_due_to_CoronaVirus_pandemic . Acesso em: 28 set. 2020.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. e-Learning ecologies: Principles for new learning and assessment. Routledge, 2017.

DANIEL, Teresa A. Application of a Systems Approach to Distance Education. Proceedings of the 50th Annual Meeting of the ISSS - 2006, Sonoma, CA, USA, 23 Jun. 2006. Disponível em: https://journals.isss.org/index.php/proceedings50th/article/view/274 . Acesso em: 28 set. 2020.

HEWITT, Rachel. Students’ views on the impact of Coronavirus on their higher education experience. HEPI Policy Note, 24, Oxford:

HEPI, 2020. Disponível em: https://www.hepi.ac.uk/wp-content/uploads/2020/06/HEPI-Policy-Note-24_Coronavirus_FINAL.pdf

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, 27th March 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning . Acesso em: 28 set. 2020.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Distance Education: A systems view of online learning. Belmont, CA: Thomson/Wadsworth, 2012.

MOORE, Michael G.; ANDERSON, William G. Handbook of distance education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

PETERS, Otto. Distance education and industrial production: a comparative interpretation in outline. In: SEWART, David;

KEEGAN, Desmond; HOLMEBERG, Börje (Eds.). Distance Education. International perspectives. London: Croom Helm, 1983. p. 95-113. Disponível em: http://www.c3l.uni-oldenburg.de/cde/found/peters67.htm Acesso em: 29 set. 2020.

SEABRA, Filipa; AIRES, Luísa; Teixeira, António. Transição de emergência para o online em universidades portuguesas no contexto de COVID-19: estudo exploratório. 8th International Congress of Educational Sciences and Development, Pontevedra, Espanha, 28-30 de outubro de 2020.

TAYLOR, James C. Fifth generation distance education. Higher education series, Camberra, report n. 40, p. 1-8, june 2001. Disponível em http://www.c3l.uni-oldenburg.de/cde/media/readings/taylor01.pdf Acesso em: 29 set. 2020.

Downloads

Publicado

22.12.2020

Como Citar

SEABRA, Filipa; AIRES, Luísa; TEIXEIRA, António. Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal – um estudo exploratório. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 316–334, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18545. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18545. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia