Os saberes privilegiados na formação inicial de professoras da escola básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17061

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação inicial, Curso de pedagogia

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi compreender como se realiza a formação dos saberes docentes no Curso de Pedagogia de uma universidade pública na Bahia. Autores como Soares (2009) e Pereira (2007), dentre outros, constituíram os sustentáculos às discussões aqui instituídas. Para compor o corpus das apreciações, optou-se pelo uso de epístolas, contando com a colaboração de 06 (seis) professoras egressas do referido curso que atuam em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Conclui-se que o curso de Pedagogia, apesar das lacunas, contribuiu para a construção de saberes decisivos para a docência, a saber, conhecimentos específicos, pedagógicos, como também a pesquisa, a postura crítica e reflexiva, a dimensão afetiva e política, evidenciando que as docentes aprenderam a respeitar os alunos e a enxergá-los como sujeitos de direitos, ou seja, reconhecendo que a docência é uma prática política que contribui para a formação de cidadãos críticos.

 

 

 

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Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS.

Taiara de Lima Silva Sales, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrado em Educação
Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

RIBEIRO, Marinalva Lopes; SILVA SALES, Taiara de Lima. Os saberes privilegiados na formação inicial de professoras da escola básica. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 502–517, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.17061. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17061. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos