Tertúlia Dialógica Científica: atuação Educativa de êxito para Educação Científica e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18210

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Tertúlias Dialógicas, Alfabetização Científica

Resumo

Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar as Tertúlias Dialógicas Científicas (TDC) como alternativa metodológica de desenvolvimento da aprendizagem de Ciências da Natureza. Para tanto, são apresentados aspectos do atual contexto social e a decorrente necessidade de acesso a conhecimento científico. Em seguida, é realizada uma breve conceituação da origem e do desenvolvimento teórico e prático dessa Atuação Educativa de Êxito (AEE), elencando os princípios da Aprendizagem Dialógica nos quais as TDC estão fundamentadas. Por fim, argumenta-se em favor desta AEE como promotora de Educação Científica e Tecnológica sintonizada com o desenvolvimento de autonomia, crítica e manejo do conhecimento no atual contexto da Sociedade da Informação e Conhecimento.

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Biografia do Autor

Anselmo Calzolari, Universidade Federal de São Carlos - campus Araras

Licenciado em Ciências Biológicas e Doutor em Educação

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (Área: Metodolgia do Ensino de Ciências e Biologia)

Integrante do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE)

 

Éverton Madaleno Batisteti, Secretaria Municipal de Educação de Campinas

Licenciado em Pedagogia

Mestrando em Educação - PPGE UFSCar

Integrante do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE)

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos - campus São Carlos

Licenciada em Pedagogia e Doutora em Educação

Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (Área: Didática)

Coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE)

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

CALZOLARI, Anselmo; BATISTETI, Éverton Madaleno; MELLO, Roseli Rodrigues de. Tertúlia Dialógica Científica: atuação Educativa de êxito para Educação Científica e Tecnológica. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 441–457, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18210. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18210. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos