Tertúlia Dialógica Científica: atuação Educativa de êxito para Educação Científica e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18210Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Tertúlias Dialógicas, Alfabetização CientíficaResumo
Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar as Tertúlias Dialógicas Científicas (TDC) como alternativa metodológica de desenvolvimento da aprendizagem de Ciências da Natureza. Para tanto, são apresentados aspectos do atual contexto social e a decorrente necessidade de acesso a conhecimento científico. Em seguida, é realizada uma breve conceituação da origem e do desenvolvimento teórico e prático dessa Atuação Educativa de Êxito (AEE), elencando os princípios da Aprendizagem Dialógica nos quais as TDC estão fundamentadas. Por fim, argumenta-se em favor desta AEE como promotora de Educação Científica e Tecnológica sintonizada com o desenvolvimento de autonomia, crítica e manejo do conhecimento no atual contexto da Sociedade da Informação e Conhecimento.
Downloads
Referências
AUBERT, A.; FLECHA, A.; GARCIA. C.; FLECHA, R.; RACIONERO, S.. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. Trad. Paula Ladeira Prates. São Carlos: EdUFSCar, 2016.
BECK, U. La sociedad del riesgo: hacia uma nueva modernidade. Barcelona: Paidós, 1998.
BRASIL; Ministério da Educação. Guia de tecnologias educacionais da educação integral e integrada e da articulação da escola com seu território. Brasília, DF, 2013.
CASTELLS, M. The Information AgeN. Volume. 1 The rise of the Network Society.Wiley-Blackwell, 2009.
CENTRO ESPECIAL DE INVESTIGAÇÃO EM TEORIAS E PRÁTICAS SUPERADORAS DE DESIGUALDADES (CREA). RELATÓRIO INCLUD-ED FINAL Estratégias para a inclusão e coesão social na Europa a partir da educação. 2012.
CUNHA, R. B. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência e Educação, v.24, n.1, 2018.
ELBOJ, C.; PUIGDELLÍVOL, I.; SOLER, M. and VALLS, R. Comunidades de aprendizaje – transformar la educación. Barcelona: Graó, 2002.
FLECHA, R. Compartiendo palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Barcelona, Buenos Aires e México: Paidós, 1997.
FLECHA, R; GÓMEZ, Jesús; PUIGVERT, Lidia. Teoría sociológica contemporánea. 1ª ed., 4ª impressão. Madrid: Espasa Libros, 2001.
FLECHA, R. Successful Educational Action for Inclusion and Social Cohesion in Europe, Springer Publishing Company, 2015. http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3- 319-11176-6_4
FLECHA, R; MELLO, R.R. A transformação da gestão e da aprendizagem com base em evidências. Revista Pátio. Ano XXI, maio-junho de 2017.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 2001.
FREIRE, P; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 6ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.
GIDDENS, Anthony. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 2001.
HABERMAS, J. Teoría de la Acción Comunicativa II: Crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 2001.
MEGID NETO, J. Origens e desenvolvimento do campo de pesquisa em Educação em Ciências no Brasil. In Nardi, R., & Gonçalves, T. V. O. (Orgs). A pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas e consolidação da pesquisa na área. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2014.
MELLO, R.R. Tertúlia Literária Dialógica: espaço de aprendizagem dialógica. Contrapontos - Revista de Educação da Universidade do Vale do Itajaí, v. 3, n. 3, p. 449–457, 2003.
MELLO, R.R.; BRAGA, F.M.; GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
VALLS, R.; SOLER, M.; FLECHA, R. Lectura dialógica: interacciones que mejoran y aceleran la lectura. Revista Iberoamericana de Educación, v. 46, p. 71–87, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.