Reinventando a Educação Infantil em tempos de Covid-19: as medidas pedagógicas implementadas no município de Guarulhos/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18335

Palavras-chave:

Educação a distância, Programa saberes em casa, Educação infantil

Resumo

Com a chegada da pandemia da Covid-19, a rotina de pais, crianças e professores precisou se adequar à nova realidade. Sem a possibilidade dos encontros presenciais na sala de aula, as instituições de ensino passaram a recorrer às atividades a distância para dar seguimento ao ano letivo. Diante desse cenário de isolamento social, a Prefeitura Municipal de Guarulhos passou a oferecer atividades pedagógicas por meio do Programa Saberes em Casa, em parceria com a TV Câmara. Este artigo busca apresentar as etapas para a implementação do programa como recurso didático na Rede Municipal de Ensino entre os meses de março a junho de 2020 e as alternativas da equipe gestora de uma escola de Educação Infantil para atender as crianças durante a suspensão das aulas presenciais.

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Biografia do Autor

Luciana Longuini da Silva, Secretaria de Educação de Guarulhos.

Pós-graduada em Gestão Escolar pela USP/SP (2020). Graduada em Pedagogia e Farmácia. Vice-Diretora de uma escola de Educação Infantil da rede Municipal de Guarulhos.

Kellen Jacobsen Follador, Universidade de São Paulo

Doutora e Mestre em História. Pós-Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluna do Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de concentração Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas. Foi pesquisadora visitante no Consejo Superior de Investigaciones Científicas de España (CSIC), na Universidad Complutense de Madrid (UCM) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia de España (UNED).

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

SILVA, Luciana Longuini da; FOLLADOR, Kellen Jacobsen. Reinventando a Educação Infantil em tempos de Covid-19: as medidas pedagógicas implementadas no município de Guarulhos/SP. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 235–251, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18335. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18335. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia