Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18318

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Pandemia COVID-19, Ensino remoto

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os discursos de professores diante da experiência vivenciada no ensino remoto emergencial.  Os docentes que participaram da pesquisa atuam em instituições públicas de ensino da rede estadual e municipal e na rede particular em uma região situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão da literatura acadêmica que trata da temática objeto desta investigação para compreender as peculiaridades que demandam o trabalho docente para promover o processo de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial. Além disso, foi realizada entrevista virtual, individual, com o intuito de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas e obter informações que possibilitaram a análise apresentada. Os dados da pesquisa revelaram que há discursos comuns e discrepâncias entre os diferentes níveis, redes de ensino e no processo de ensino e de aprendizagem relatados pelos professores.

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Biografia do Autor

Jacks Richard de Paulo, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação - Área de Concentração: Formação de Professores pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Mestre em Ciências Naturais, área de Concentração em Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Especialista em ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Especialista em Tutoria na Educação a Distância pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Professor do Departamento de Educação/ICHS/UFOP e do seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Possuo experiência na área de Educação e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, educação inclusiva, educação ambiental, novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem. Participante do Grupo de Pesquisa de Tecnologias em Educação (TECNOGEO) da Universidade Federal de Ouro Preto.

Stela Maris Mendes Siqueira Araújo, Instituto Federal de Minas Gerais

Professora e Coordenadora do curso Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Minas Gerais. Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC) em MG (2004), pós graduada (lato sensu) em Geografia Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (FAFIC) em 1997 e Licenciada em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (FAFIC) em 1996. Autora do Livro: As Geografias do Cotidiano de Minas Gerais. Experiência na licenciatura em Geografia e no ensino médio técnico integrado e na Coordenação de estágio de de cursos superiores. Participante do Grupo de Pesquisa de Tecnologias em Educação (TECNOGEO) da Universidade Federal de Ouro Preto.

Priscila Daniele de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Minas Gerais e Mestranda em Educação pela Univerdidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

PAULO, Jacks Richard de; ARAÚJO, Stela Maris Mendes Siqueira; OLIVEIRA, Priscila Daniele de. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 193–204, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18318. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18318. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia