Remoto, mas não distante: a reinvenção do ensino na Educação Superior em tempos de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18828

Palavras-chave:

Educação Superior, Pandemia, Remoto, Reinvenção, Ensino e aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo investigar quais foram os desafios e as soluções para se reinventar o ensino na Educação Superior frente ao cenário avassalador de contaminação pelo COVID-19, usando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico e entrevistas. A pesquisa contou com a participação de 41 estudantes. As informações foram sistematizadas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010), possibilitando a identificação de três categorias: 1) Utilização das TDICs nos processos de ensino e aprendizagem, 2) Mediações pedagógicas necessárias ao desenvolvimento do estudante e 3) Autonomia discente. Os resultados revelaram que muitos estudantes subutilizavam as tecnologias digitais e que a pandemia oportunizou mudanças atitudinais. Aos docentes foi necessária a reinvenção das estratégias didáticas para o ensino remoto bem como a utilização das TDICs em espaços colaborativos que fomentaram nos discentes o protagonismo, o exercício da autonomia e a emancipação intelectual.

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Biografia do Autor

Carla Cristie de França Silva, Universidade Católica de Brasília

Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Master in Business Administration em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação (PUC-RS), Pedagoga. Com experiência na Educação Básica e na Educação Superior. Promovido pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) dirigiu (2012 a 2014) a área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Lêda Gonçalves de Freitas, Universidade Católica de Brasília

Pós-doutorado no CNAM (Paris, 2017), Doutora em Psicologia Social e do Trabalho (UnB), Mestre em Educação, Graduada em Pedagogia. Professora titular da Universidade Católica de Brasília no Programa de Pós em Psicologia.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

SILVA, Carla Cristie de França; FREITAS, Lêda Gonçalves de. Remoto, mas não distante: a reinvenção do ensino na Educação Superior em tempos de COVID-19. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 382–395, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18828. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18828. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia