Narrativas de uma professora em final de carreira: a educação frente à pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17883Palavras-chave:
E-learning, Formação continuada, Tecnologias digitaisResumo
Com vistas a valorizar os saberes docentes de uma professora em final de carreira, refletiu-se sobre a formação de professores e a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, mediante e-learning, no momento em que o país vivencia uma pandemia mundial provocada pelo COVID-19. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e, para coleta dos dados, utilizou-se entrevista narrativa com uma professora em final de carreira, que atua na Rede Municipal de Ensino de Brusque, (SC). Para análise, utilizou-se a análise de conteúdo e como suporte teórico, as contribuições de Marcelo (2001), Vaillant e Marcelo (2012), Nóvoa (2009, 2019, 2020) e Pérez Gómez (2015). Os resultados evidenciaram lacunas na formação continuada, pois não basta propiciar aos docentes formação, bem como utilizar tecnologia para o processo de ensino aprendizagem, visto que muitos estudantes não possuem acesso à internet. Tornando-se urgente repensar a educação, principalmente, das crianças pertencentes às classes menos privilegiadas.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013.
BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Diário Oficial da União. Mensagem nº 93. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-do-presidente-da-republica-248641738. Acesso em: 21 maio. 2020.
BRASIL. Diário Oficial da União. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. 2020b. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17. Acesso em: 21 maio. 2020.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria aos métodos. Porto: Porto Ed, 1994.
BORBA, Marcelo de Carvalho. OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 391-423, mai./ago. 2018.
MARCELO, Carlos. Aprender a Enseñar para la Sociedad del Conocimiento. Revista Complutense de Educación, vol. 12 n. 2, p. 531-593, 2001.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol.44 n.3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402. Acesso em 20 maio. 2020.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, António. Webconferência - Formação de professores em tempo de pandemia. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=ef3YQcbERiM Acesso em: 20 jul. 2020.
PRADO, Guilherme do Val Toledo. SOLIGO, Rosaura. Memorial de Formação – quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo. SOLIGO, Rosaura (Orgs.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
PERÉZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes; revisão técnica: Bartira Costa Neves. Porto Alegre: Penso, 2015.
VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.