Narratives of a teacher at the end of her career: education in the face of the pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17883

Keywords:

E-learning, Continuing education, Digital technologies

Abstract

With a view to valuing the teaching knowledge of a teacher at the end of her career, she reflected on teacher training and the use of digital technologies in the teaching and learning process, through e-learning, at a time when the country is experiencing a pandemic. caused by COVID-19. A qualitative research was carried out and, for data collection, a narrative interview was used with a teacher at the end of her career, who works at the Municipal Education Network of Brusque, (SC). For analysis, content analysis was used and as theoretical support, the contributions of Marcelo (2001), Vaillant and Marcelo (2012), Nóvoa (2009, 2019, 2020) and Pérez Gómez (2015). The results showed gaps in continuing education, as it is not enough to provide teachers with training, as well as to use technology for the teaching-learning process, since many students do not have access to the internet. It is becoming urgent to rethink the education, especially of children belonging to the less privileged classes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Pedroso Bruns, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB). Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). Integrante da linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE). Integrante do Grupo de Pesquisa Leituras em Educação, Saúde, Esporte e Lazer (LESEL). Especialista em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, na qual foi bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) - 2017/2018. Pedagoga, licenciada pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuou de 2012 a 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possui experiência em docência desde 2012 em educação infantil e nos anos iniciais, com ênfase em alfabetização e letramento.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Cursei Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuei como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Atuei como professora e pesquisadora na FURB, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Assumi a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras no período de julho/2014 a julho/2018. Coordenei o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Atualmente sou professora aposentada e atuo como professora visitante (20h) no PPGE da FURB e integro a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas e lidero o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Atuo também como professora visitante (20h) na UNIVILLE e integro o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. Sou integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes e da ANPEd. Atualmente sou coordenadora geral da comissão local da XIII ANPEd-Sul. Minhas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, principalmente a formação inicial e continuada de professores.

References

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013.

BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Diário Oficial da União. Mensagem nº 93. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-do-presidente-da-republica-248641738. Acesso em: 21 maio. 2020.

BRASIL. Diário Oficial da União. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. 2020b. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-343-2020-03-17. Acesso em: 21 maio. 2020.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria aos métodos. Porto: Porto Ed, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho. OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 391-423, mai./ago. 2018.

MARCELO, Carlos. Aprender a Enseñar para la Sociedad del Conocimiento. Revista Complutense de Educación, vol. 12 n. 2, p. 531-593, 2001.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol.44 n.3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000300402. Acesso em 20 maio. 2020.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, António. Webconferência - Formação de professores em tempo de pandemia. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=ef3YQcbERiM Acesso em: 20 jul. 2020.

PRADO, Guilherme do Val Toledo. SOLIGO, Rosaura. Memorial de Formação – quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo. SOLIGO, Rosaura (Orgs.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

PERÉZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Tradução: Marisa Guedes; revisão técnica: Bartira Costa Neves. Porto Alegre: Penso, 2015.

VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

Published

2020-12-22

How to Cite

BRUNS, Juliana Pedroso; RAUSCH, Rita Buzzi. Narratives of a teacher at the end of her career: education in the face of the pandemic. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 102–115, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.17883. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17883. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia