Questionamentos dos estudantes do ensino fundamental I sobre funções vitais de animais

Autores

  • Darcy Ribeiro Castro UNEB
  • Nelson Rui Ribas Bejarano UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2604

Palavras-chave:

Formação de conceito, animais, Funções vitais

Resumo

Esse artigo trata dos aspectos práticos na formação de conceitos com crianças em faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, na área de Ciências Naturais. Deriva de uma dissertação de mestrado que estudou a formação de conceitos funções vitais de animais numa escola cooperativista da cidade de Central (COOPEC), estado da Bahia, em 2009-2010. Em tal estudo, objetivamos identificar e discutir os questionamentos dos estudantes acerca dos referidos conteúdos. Observamos as proposições apresentadas pelos alunos durante ás aulas ministradas pelo pesquisador nas Séries Inicias (2º ao 5º ano) sobre animais. As aulas foram registradas em áudio e vídeo fotografadas. A análise de dados, a partir das curiosidades deles, foi realizada em todas as séries com base no método comparativo, com o intuito de evidenciar o que conhecem as crianças sobre seres vivos na perspectiva de mediação destes saberes para o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darcy Ribeiro Castro, UNEB

Darcy Ribeiro de Castro, Professor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ Campus XVI/ Irecê- Mestre em Ensino, Filosofia e Historia das Ciências- Universidade Federal da Bahia-UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, dcastro@uneb.br. Publicações: Catadores de Materiais Recicláveis do Lixão de Irecê – BA, Editora Universitária da UFPB, João Pessoa, 2010; Arqueologia e Preservação Ambiental. Anais do IX Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia", São Paulo - SP, 2004. Projeto de Pesquisa sobre conceitos de seres vivos no Ensino Fundamental I na linha de pesquisa Ensino- aprendizagem de Ciências - UFBA.

Nelson Rui Ribas Bejarano, UFBA

Nelson Rui Ribas Bejarano, Professor do Instituto de Química da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS- Doutor em educação e Pós-doutor em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo- USP, bejarano@ufba.br. Publicações: Formação superior em química no Brasil - Práticas e Fundamentos curriculares. Ijuí: Unijuí, 2010; Desafio de Formar Professores na Bahia, Salvador-Bahia: Edufba, 2006. Projeto de Pesquisa sobre a Química se reduz à Mecânica Quântica? Na linha de pesquisa Formação de Professores de Química.

Downloads

Publicado

29.06.2012

Como Citar

CASTRO, Darcy Ribeiro; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Questionamentos dos estudantes do ensino fundamental I sobre funções vitais de animais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 163–173, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.2604. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2604. Acesso em: 5 nov. 2024.