Política de inclusão escolar: movimentos da comunidade surda brasileira

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26288

Mots-clés :

educação de surdos, libras, políticas públicas

Résumé

A educação de surdos tem sido objeto constante de pesquisas acadêmicas, uma vez que há uma tensão sobre qual abordagem educacional trará bons resultados e, nesse entremeio, as políticas públicas vêm orientando os processos educacionais para que haja uma educação de qualidade para todos. O seu processo de implementação, avaliação e fiscalização tem sido um desafio para diversas regiões brasileiras, portanto esta temática se justifica, porque, diante deste momento sombrio, os surdos urgem por uma educação equitativa. Logo, novas condutas educacionais precisam entrar em cena. Após as leituras e análises realizadas no corpus envolvido, constatou-se que, nos resultados expostos nesses trabalhos, as políticas existentes não estão indo ao encontro da realidade das regiões dos estados envolvidos, apesar de existirem avanços, mas não tão expressivos, por conta da imensidão que rege as singularidades de uma população que possui uma língua de sinais reconhecida nacionalmente, a Libras. Outro ponto significativo diz respeito aos elementos constitutivos das políticas de formação docente e dos currículos escolares dos sistemas educacionais.

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Ana Cristina de Assunção Xavier Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Libras, com certificação ProLibras (edição 2015).

Thelma Helena Costa Chahini , Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada da UFMA. Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Campus de Marília. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. Especialista em Educação Especial (UFMA) e em Psicopedagogia (Universidade Ibirapuera - UNIB/SP). Pedagoga com Habilitação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNAMA).

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Publiée

2024-12-13

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FERREIRA, Ana Cristina de Assunção Xavier; CHAHINI , Thelma Helena Costa. Política de inclusão escolar: movimentos da comunidade surda brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e26288, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.26288. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26288. Acesso em: 5 févr. 2025.
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