Leitura literária e experiência

espreitando possibilidades outras de pensar a educação

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26535

Mots-clés :

Literatura, Filosofia, Educação

Résumé

O presente artigo almeja estreitar de que modo a leitura literária pode catalisar uma educação pela experiência. Para tanto, aciona como ferramenta teórico-metodológica a problematização a partir dos estudos de Michel Foucault (2006). A escrita do artigo é desenvolvida em três momentos. No primeiro momento, embasando-se nos apontamentos de Jorge Larrosa (2009, 2011, 2016), acerca-se do conceito de experiência e atenta para aquilo que pode impedi-la. No segundo momento, debruça-se sobre estudos empreendidos por Michel Foucault (2009, 2010, 2013) para tensionar a experiência como aquilo que tanto pode constituir o sujeito quanto dessubjetivá-lo. Por fim, estabelece-se um diálogo com obras produzidas pelos dois filósofos mencionados, atentando-se para a potência que abriga a leitura literária de catalisar experiências em quem lê. O exercício de pensamento a que este artigo se propõe é fortalecido pelas interlocuções que nele se estabelecem entre os referenciais filosóficos e as obras literárias de diferentes gêneros e épocas. Espera-se que a escrita deste artigo encontre outros professores e pesquisadores do campo educacional, provocando-os a aliarem-se à filosofia e à literatura na invenção de modos outros de pensar e de vivenciar a educação que não apenas pelo cientificismo.

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Bibliographies de l'auteur

Isabel Gomes Ayres, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul. Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, Rio Grande do Sul - Brasil. 

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora associada IV e pesquisadora do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, Rio Grande do Sul - Brasil.

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Publiée

2024-06-14

Comment citer

AYRES, Isabel Gomes; HENNING, Paula Corrêa. Leitura literária e experiência: espreitando possibilidades outras de pensar a educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e26535, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.26535. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26535. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 69 - Educação e Literatura