Mérito nas carreiras dos professores do primeiro anel da região metropolitana de Curitiba: um mapa conceitual

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DOI :

https://doi.org/10.5585/2025.26702

Mots-clés :

carreira, mérito, meritocracia, valorização docente

Résumé

Esta pesquisa mapeou como o conceito de mérito está construído no contexto das carreiras docentes dos municípios que compõem o primeiro anel da Região Metropolitana de Curitiba. A análise realizada exclusivamente dos planos de cargos, carreiras e remuneração e documentos complementares demonstraram que ele está presente em todos os planos, ainda que nem sempre se coloque como termo específico. Com base neste mapeamento, propõe-se compreender o conceito “mérito” de três formas diferentes: a primeira refere-se à natureza do trabalho, entendido como o cumprimento das atribuições relativas ao cargo; a segunda constituída da busca individual por formação fora das disponibilizadas pelas redes de ensino; a terceira como meritocracia, no sentido competitivo, incluindo pagamento variável ou por certificação, prêmios e certificados de honra ao mérito. Não foram encontrados documentos que registrem critérios objetivos para esse reconhecimento. O trabalho aponta como possibilidade de futuras pesquisas os documentos complementares e/ou aditivos aos planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), e as diferentes condições dos integrantes das redes municipais de chegarem ao fim das possibilidades de avanço salarial, tendo em vista que existem gratificações para mestrado e doutorado, e nem sempre as condições abrem essas possibilidades.

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Cristina Cardoso, Universidade Estadual do Paraná

Professora CRES do Colegiado de Pedagogia.

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado (2002) e
doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, na área de concentração Estado,Sociedade e Educação. Em 2020 esteve em estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado do Arizona/ Mary Lou Fulton Teachers College/ Center for Advanced Studies in Global Education no período de março a agosto. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná onde atua no Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE). É professora do curso de Pedagogia. Está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR na linha de
pesquisa em Políticas Educacionais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Estado e Educação da ANPED no período de 2010-2012; vice-presidente Sul da diretoria da ANPED na gestão 2013-2015; presidente da ANPED nas gestões 2015- 2017 e gestão 2017-2019. Atuou como editora adjunta no periódico Educar em Revista (2008-2010).

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2025-03-12

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CARDOSO, Cristina; GOUVEIA, Andréa Barbosa. Mérito nas carreiras dos professores do primeiro anel da região metropolitana de Curitiba: um mapa conceitual. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e26702, 2025. DOI: 10.5585/2025.26702. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26702. Acesso em: 16 mars. 2025.

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