Educação para a autonomia e libertação da classe trabalhadora: práticas educativas de resistência à lógica imposta pelo capital financeiro

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27562

Mots-clés :

educação libertadora, capital financeiro, neoliberalismo

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise crítica sobre as políticas educacionais brasileiras, abordando as transformações ocorridas no sistema educacional e as diferentes resistências ao modelo neoliberal que se consolidou ao longo das últimas décadas. A análise considera as mudanças nas políticas educacionais desde os anos 1980 até os dias atuais, período em que a educação no Brasil foi progressivamente mercantilizada, com a gestão escolar sendo cada vez mais orientada por princípios de eficiência e produtividade. Esse processo ocorreu sob forte influência das políticas neoliberais estruturadas por países como os Estados Unidos e o Reino Unido, que introduziram uma visão tecnocrática na administração das escolas e reduziram o papel da educação a uma lógica de mercado, muitas vezes desconsiderando as particularidades e necessidades locais. Em contraponto a esse modelo, surgem diversas formas de resistência que buscam uma educação mais libertadora e dialógica, inspirada nas ideias de Paulo Freire, que valoriza a participação ativa das comunidades no processo educacional. Um exemplo significativo dessas resistências é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que desenvolve práticas educativas específicas para as comunidades campesinas, propondo uma educação que leve em conta as realidades locais e promova a emancipação social, em contraste com a abordagem tecnocrática e padronizada imposta pelo neoliberalismo.

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Bibliographies de l'auteur

Antônio Cláudio Moreira Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Professor titular na Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia. Linha de pesquisa: Políticas e Gestão da Educação. Mestre e Doutor em educação. Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade do Porto (2020).

 

Dileno Dustan Lucas de Souza , Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação. Pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal do Pará. Desenvolve projetos de Educação do Campo em comunidades em Minas Gerais e leciona sobre política educacional e movimentos sociais.

 

 

Fabiane Lemes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Estudos Linguísticos e Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia. Discente do curso de Doutorado Acadêmico em Estudos Linguísticos. Desenvolve pesquisas em Linguística e Linguística Aplicada, Análise de Discurso e Educação.

 

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Publiée

2024-12-13

Comment citer

COSTA, Antônio Cláudio Moreira; SOUZA , Dileno Dustan Lucas de; LEMES, Fabiane. Educação para a autonomia e libertação da classe trabalhadora: práticas educativas de resistência à lógica imposta pelo capital financeiro. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e27562, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.27562. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27562. Acesso em: 10 févr. 2025.

Numéro

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Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural
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