Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões

Auteurs

  • Angélica Silvana Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Rosemeire Reis da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4315

Mots-clés :

Jovens-estudantes, Ensino Médio, Identidades, Sociabilidades juvenis.

Résumé

Neste artigo pretende-se trazer à luz os resultados de uma pesquisa quantiqualitativa que analisou os planos de futuro, bem como os sentidos da escola e dos estudos para jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió-AL. O recorte escolhido para ser compartilhado neste texto focaliza contextos da vida dos jovens, conexões e descompassos entre práticas de sociabilidades juvenis e a vida escolar. Busca-se problematizar esta suposta dicotomia entre a vida dentro e fora da escola, de forma a potencializar uma discussão sobre suas identidades como jovens e como estudantes do Ensino Médio, favorecendo compreensões múltiplas sobre estes sujeitos. Acredita-se que esta via de análise possibilita a emergência de alguns questionamentos sobre arranjos e práticas escolares nesta etapa da escolarização, na qual são produzidos demandas e anseios juvenis e que, de modo geral, parece tecer poucas interlocuções com os jovens dos nossos tempos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Angélica Silvana Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Mestra e Doutora em Educação, Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Rosemeire Reis da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestra e Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira do Centro de Educação/Universidade Federal de Alagoas.

Téléchargements

Publiée

2014-12-15

Comment citer

PEREIRA, Angélica Silvana; DA SILVA, Rosemeire Reis. Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 157–172, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.4315. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4315. Acesso em: 18 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos