Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4315Mots-clés :
Jovens-estudantes, Ensino Médio, Identidades, Sociabilidades juvenis.Résumé
Neste artigo pretende-se trazer à luz os resultados de uma pesquisa quantiqualitativa que analisou os planos de futuro, bem como os sentidos da escola e dos estudos para jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió-AL. O recorte escolhido para ser compartilhado neste texto focaliza contextos da vida dos jovens, conexões e descompassos entre práticas de sociabilidades juvenis e a vida escolar. Busca-se problematizar esta suposta dicotomia entre a vida dentro e fora da escola, de forma a potencializar uma discussão sobre suas identidades como jovens e como estudantes do Ensino Médio, favorecendo compreensões múltiplas sobre estes sujeitos. Acredita-se que esta via de análise possibilita a emergência de alguns questionamentos sobre arranjos e práticas escolares nesta etapa da escolarização, na qual são produzidos demandas e anseios juvenis e que, de modo geral, parece tecer poucas interlocuções com os jovens dos nossos tempos.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2014-12-15
Comment citer
PEREIRA, Angélica Silvana; DA SILVA, Rosemeire Reis. Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 157–172, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.4315. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4315. Acesso em: 18 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos