Educação e Projeto de vida de adolescentes do ensino médio
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4328Mots-clés :
educação, adolescentes, projeto de vidaRésumé
Este estudo das representações sociais do Projeto de Vida dos adolescentes de escolas públicas de Belém tem como foco central à compreensão, a arqueologia psicossocial em que as adolescências se produzem, e as condições que determinam o processo de construção e partilha de conhecimentos sobre a vida futura. A pesquisa teve como amostra seis escolas distribuídas entre a região central e a periférica da cidade de Belém. Os sujeitos são 725 adolescentes divididos entre o sexo feminino e o sexo masculino distribuídos entre os grupos de 15 a 24 anos, dos 2º e 3º anos do ensino médio, dos turnos diurno e noturno. Os resultados demonstram que as condições de produção e circulação destas representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o Projeto de Vida, como também, a multidimensional idade do campo psicossocial, e suas determinações. Além disto, estes resultados indicam que existe uma enorme lacuna entre as políticas públicas socioeducacionais destinadas para os adolescentes, e as possibilidades de desenvolvimento de habilidades para realizarem seus projetos de vida, uma vez que estas políticas representam um caminho de oportunidades, sobretudo, para aqueles adolescentes que se constituem a maioria, dependem exclusivamente destas políticas para desenvolver habilidades de vida e acadêmicas para a realização de seu projeto de vida. A luz destes resultados se chama a atenção para que nossos governantes e os profissionais, sobretudo os da educação e, também, os adolescentes que discutam sobre a possibilidade de uma proposta socioeducacional que afirme e garanta oportunidades para que os adolescentes possam realizar seus projetos de vida.Téléchargements
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Publiée
2013-12-04
Comment citer
NASCIMENTO, Ivany Pinto. Educação e Projeto de vida de adolescentes do ensino médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 83–100, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4328. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4328. Acesso em: 18 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático - Educação e Juventude