A BNCC no contexto de ameaças ao estado democrático de direito

Auteurs

  • Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6801

Mots-clés :

Ciclo de política. Política curricular. Estado democrático. Base Nacional Comum Curricular.

Résumé

 O artigo analisa o processo de elaboração da BNCC em referência ao contexto político mais amplo no qual esse processo vem sendo gestado, as diversas vozes que nele se manifestaram e os desafios de orquestrar essas vozes na redação da segunda versão preliminar do documento da base. Para tal, realiza uma incursão a documentos oficiais nos quais a BNCC é referida e ao Portal da Base, espaço virtual, criado pelo MEC para coletar e congregar as contribuições sobre os textos preliminares da base. São abordados, ainda, alguns avanços e limites dessa segunda versão do documento e apontadas as ameaças ao processo democrático de sua elaboração no contexto de crise política atual, no qual o estado democrático de direito se encontra em risco. A abordagem do ciclo de políticas de Richard Bowe e Stephen Ball é o principal instrumento conceitual utilizado nas análises empreendidas.

 

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Biographie de l'auteur

Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio, professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFJF e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF.

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Publiée

2016-12-21

Comment citer

LINHARES DA SILVA MICARELLO, Hilda Aparecida. A BNCC no contexto de ameaças ao estado democrático de direito. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 61–75, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6801. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6801. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)