Aventura e educação na Base Nacional Comum

Auteurs

  • Antonio Joaquim Severino Universidade Nove de Julho
  • Dimitri Wuo Pereira Universidade Nove de Julho
  • Vinicius Feitoza Sampaio dos Santos Universidade Nove de Julho

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6954

Mots-clés :

Aventura, Educação, Currículo, Políticas Públicas.

Résumé

O ensaio se propõe refletir sobre temática das Práticas Corporais de Aventura ao ensejo da discussão da presença do componente de Educação Física na Base Nacional Comum Curricular, documento que procura abrir um debate na sociedade, para a criação de conteúdos uniformes nas escolas brasileiras, conteúdos cujo teor pedagógico possa subsidiar uma educação de qualidade para todos. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, através de revisão de literatura. As inquietações e indagações analisadas no documento são muitas e vão desde o uso de terminologias ainda em fase de debate e sem consenso acadêmico, perpassando pela formação, capacitação, atuação e desafios dos profissionais de Educação Física para desenvolver o conteúdo de aventura na escola brasileira. Corrobora-se a relevância da presença da Educação Física nos currículos escolares em função da relevância do movimento vital para o desenvolvimento integral de todos os estudantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Antonio Joaquim Severino, Universidade Nove de Julho

Doutor em Filosofia e professor do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu da Universidade Nove de Julho.

Dimitri Wuo Pereira, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho e professor do curso de graduação em Educação Física da Universidade Nove de Julho

Vinicius Feitoza Sampaio dos Santos, Universidade Nove de Julho

Licenciado e bacharel em Educação Física pela UNINOVE. São Paulo - SP. Brasil

Téléchargements

Publiée

2016-12-21

Comment citer

SEVERINO, Antonio Joaquim; PEREIRA, Dimitri Wuo; DOS SANTOS, Vinicius Feitoza Sampaio. Aventura e educação na Base Nacional Comum. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 107–125, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6954. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6954. Acesso em: 5 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNC)