O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial?

Auteurs

  • Albert Alan de Sousa Cordeiro Universidade Federal do Amapá
  • Sônia Maria da Silva Araújo Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8401

Mots-clés :

Capoeira. Decolonialidade. Pedagogia Decolonial.

Résumé

Neste artigo analisamos as práticas educativas presentes no jogo da Capoeira, e discutimos como estas se configuram numa pedagogia decolonial, materializada em processos formativos contra a lógica de opressão da colonialidade/modernidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o trabalho de um professor de Capoeira. Durante cinco meses acompanhamos este professor, metodologicamente usando a observação participante na qual aplicamos também entrevista semiestruturada com seus alunos. Os resultados demonstraram que o jogo da Capoeira, fortemente assentado em uma cosmogonia africana, o que edifica um sentimento de pertença comunitária, produz processos educativos decoloniais por problematizarem o racismo, as diferenças culturais, e as desigualdades sociais, resultando na operacionalização de uma pedagogia intercultural em contraposição à matriz colonial de poder e à colonialidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Universidade Federal do Amapá

Pedagogo, docente da Universidade Federal do Amapá, colegado de Pedagogia/Campus Santana. Doutorando em Educação - PPGED/Universidade Federal do Pará

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (USP-2002) professora Associada IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta alunos de Mestrado e Doutorado.

Téléchargements

Publiée

2018-04-11

Comment citer

CORDEIRO, Albert Alan de Sousa; ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 137–154, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.8401. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8401. Acesso em: 27 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação