O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial?
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8401Mots-clés :
Capoeira. Decolonialidade. Pedagogia Decolonial.Résumé
Neste artigo analisamos as práticas educativas presentes no jogo da Capoeira, e discutimos como estas se configuram numa pedagogia decolonial, materializada em processos formativos contra a lógica de opressão da colonialidade/modernidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o trabalho de um professor de Capoeira. Durante cinco meses acompanhamos este professor, metodologicamente usando a observação participante na qual aplicamos também entrevista semiestruturada com seus alunos. Os resultados demonstraram que o jogo da Capoeira, fortemente assentado em uma cosmogonia africana, o que edifica um sentimento de pertença comunitária, produz processos educativos decoloniais por problematizarem o racismo, as diferenças culturais, e as desigualdades sociais, resultando na operacionalização de uma pedagogia intercultural em contraposição à matriz colonial de poder e à colonialidade.
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- Résumé 861
- PDF (Português (Brasil)) 549