Práticas decoloniais em educação a partir de uma educação centrada em estudantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17029

Palabras clave:

Abordagem Centrada na Pessoa, Práticas Educativas, Decolonialidade

Resumen

Este artigo traça possibilidades de uma releitura latino-americana decolonial das teorias e posturas educacionais fundamentadas na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) – pensada aqui enquanto modelo epistemológico da psicologia para práticas educativas. Por ser uma abordagem que valoriza as interações de pessoa para pessoa, a ACP trouxe a possibilidade de pensarmos uma aprendizagem verdadeiramente significativa porque é focada nos interesses genuínos dos alunos, portanto, pressupõe relações não opressivas, mais democráticas e que valorizam os saberes tradicionais oriundos da nossa história oral, que transcendem a hegemonia eurocentrada e do Norte. Assim, apresentamos os principais pressupostos da ACP e suas aplicações ao que chamamos de Educação Centrada em Estudantes, a partir do que vem sendo discutido e desenvolvido por autores latino americanos da psicologia e da educação, por entendermos que esta abordagem pode colaborar para a construção de uma dinâmica pedagógica decolonial. A leitura e reflexão sobre as contribuições destes autores nos suscitou uma profícua articulação entre as duas epistemologias presentes neste trabalho: a ACP latino-americana e a perspectiva do Sul global sobre educação. Juntas, acreditamos que elas podem ajudar na consolidação de práticas educacionais libertárias, democráticas e decolonizadas.

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Biografía del autor/a

Juliana Crespo Lopes, Universidade de Brasília

Professora Substituta do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Mestra e Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, área de Desenvolvimento Humano e Educação (UnB).

Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense; Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro 

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino, Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília; Doutora em Filosofia pela UNICAMP e Pós Doutora pela Paris 8 e UERJ 

Citas

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Publicado

2020-09-30

Cómo citar

CRESPO LOPES, Juliana; FOCHI NOGUEIRA INSFRAN, Fernanda; CAVASIN ZABOTTO PULINO, Lúcia Helena. Práticas decoloniais em educação a partir de uma educação centrada em estudantes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e17029, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.17029. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17029. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento