Lugares, tempos e saberes em história da educação nas instituições de formação de professores no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.445Palavras-chave:
Disciplina. Educação. Formação. Instituições. Professores.Resumo
Trata-se de comunicação de um estudo que analisa concepções de educação, de formação, de instituições e de disciplinas escolares presentes nos textos de autores brasileiros e estrangeiros, reconhecidos no campo da História da Educação, e que arrola aspectos institucionalizados e elementos organizadores da escola que permitem compreender as principais categorias de análise que compõem as investigações histórico-educacionais contemporâneas sobre as instituições escolares. Essas incursões teórico-metodológicas preliminares subsidiam a análise do processo de constituição e transformação das instituições escolares brasileiras dedicadas à formação de professores, em nível ginasial, secundário e superior, durante os séculos XIX e XX. Para garantir a exatidão das informações, fez-se o exame do histórico básico dessas instituições, da legislação que as organizava e dos saberes que disseminava, analisando-se o itinerário percorrido pela disciplina História da Educação nos cursos de formação de professores oferecidos no Brasil.Downloads
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Publicado
07.02.2008
Como Citar
JÚNIOR, Décio Gatti. Lugares, tempos e saberes em história da educação nas instituições de formação de professores no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 369–395, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i2.445. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/445. Acesso em: 17 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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