Criticidade e educação filosófica: a formação humana pelo diálogo e problematização

Authors

  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n38.6032

Keywords:

Formação filosófica. Criticidade. Paulo Freire.

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar a concepção de criticidade de Paulo Freire destacando o papel formador do diálogo e da problematização. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica centrada na análise do conceito de criticidade, diálogo e problematização. Destacamos como resultado a compreensão da criticidade como inacabamento do ser humano, capacidade de problematização, práxis dialógica e democrática que conscientiza, liberta, humaniza as pessoas e transforma o mundo. Os principais aspectos da criticidade analisados são os relacionados à epistemologia, ética, política e educacional. Estes aspectos da criticidade são essenciais para uma educação filosófica centrada em temas geradores da experiência existencial que contribua para a pronúncia significativa e transformadora da palavra.

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Author Biography

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação, Área Filosofia e Educação. 

Published

2015-11-17

How to Cite

MURARO, Darcísio Natal. Criticidade e educação filosófica: a formação humana pelo diálogo e problematização. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 38, p. 59–73, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n38.6032. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6032. Acesso em: 17 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Temático - Papel Formativo da Filosofia
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