Pensar, falar e escutar: a aula entre a filosofia e a educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6929Palavras-chave:
Collège de France. Ensino superior. Pensamento.Resumo
Um professor usa sua voz e pronuncia-se para outros que dividirão com ele um espaço e um tempo dedicado a algum âmbito do saber. Nesse espaço-tempo, institucional, uns e outros entram em determinadas ordens do discurso e feixes de poder, entre os quais temos o que se pensa, o que se fala e o que se escuta nas mais variadas formas de aula. Pretendemos aqui refletir filosoficamente sobre a aula e suas potencialidades, em tempos de universidade administrada. Para tanto, procuraremos aprender algumas lições das aulas inaugurais do Collège de France, especialmente a de Michel Foucault e Roland Barthes, que trazem um olhar também inaugural dos seus trajetos de pesquisa intelectual. Como podemos “escutar” filosoficamente essas aulas? O que elas podem inaugurar em nós? Como podemos pensar a aula como um conjunto de acontecimentos que se situam entre a Filosofia e a Educação? Eis as questões que gostaríamos de pensar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21.12.2016
Como Citar
OLIVEIRA, Paula Ramos de; BADIA, Denis Domeneghetti; FORTUNATO, Ivan. Pensar, falar e escutar: a aula entre a filosofia e a educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 147–156, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6929. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6929. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos