Crianças indígenas “urbanas”: aproximações a uma historiografia na Amazônia

Autores

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1092

Palavras-chave:

Crianças indígenas. Historiografia. Infâncias.

Resumo

A intencionalidade deste artigo é propor algumas aproximações, que poderão contribuir para a sedimentação de uma historiografia sobre as crianças indígenas na Amazônia. O campo de pesquisa sobre essas crianças é bastante atual, o que demanda a construção de bases teóricas e metodológicas específicas. Isso representa, para os pesquisadores da área, um desafio constante e, principalmente, uma busca pelo estabelecimento de um diálogo interdisciplinar com várias ciências, principalmente a História, a Antropologia, a Sociologia e a Educação, todas em suas subáreas que estudam as crianças e a infância e estão, gradativamente, possibilitando a construção desse caminho. Assim, nosso objetivo, além de contribuir para o debate, é trazer alguns indicadores que possam compor esse quadro de referência que está sendo composto tanto nacional quanto internacionalmente.

Downloads

Biografia do Autor

Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, UFSC

Doutorado em educação do PPGE - UFSC.

Downloads

Publicado

28.07.2008

Como Citar

MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches. Crianças indígenas “urbanas”: aproximações a uma historiografia na Amazônia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 467–488, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i2.1092. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1092. Acesso em: 19 jun. 2025.
Visualizações
  • Resumo 354
  • PDF 221