A atuação pedagógica das apóstolas do sagrado coração de jesus:
do apoio espiritual aos imigrantes italianos à educação da elite
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24141Palavras-chave:
educação, instituições educativas, instituto das apóstolas do sagrado coração de Jesus, Madre Clélia MerloniResumo
O texto apresenta a história da fundação do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, fundado em 1894 por Madre Clélia Merloni (1861-1930), na Itália. O intuito é discutir os determinantes históricos da atuação pedagógica empreendida pela congregação no Brasil a partir do ano de 1900, especialmente no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que apresenta, a princípio, aspectos gerais da vida e da obra apostólica de Clélia Merloni, nascida em Forlì, Itália. Em seguida, trata da criação do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus paralelamente ao exame dos eventos históricos que impulsionaram a expansão de suas ações missionárias para diversas regiões do mundo. Além disso, o trabalho discute a atuação do Instituto no contexto brasileiro, cujas atividades foram iniciadas no alvorecer do século XX. Por fim, o texto apresenta e analisa os princípios educativos e os valores norteadores do trabalho das apóstolas do Sagrado Coração de Jesus na área da Educação no país. O trabalho empreendido pelas irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus consiste em uma estratégia eficiente para promover a assistência educacional cristã por intermédio da formação escolar das crianças e jovens das famílias mais abastadas, especialmente as meninas.
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