Formação continuada de professores, educação a distância e pandemia

compreensões de profissionais da educação de uma rede municipal do Norte de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24640

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação continuada de professores, Pandemia

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as compreensões de profissionais da Educação Básica da rede pública de um município do norte catarinense em relação à Educação a Distância (EaD). Trata-se de investigação com abordagem quali-quantitativa, desenvolvida por meio da aplicação de um questionário online, respondido por 62 profissionais atuantes na rede de ensino pesquisada. Os dados gerados foram analisados e discutidos com base em Maissiat (2017), Imbernón (2010) e Nóvoa (2019), entre outros. Evidenciou-se que, mesmo a EaD apresentando vantagens, como a flexibilização do tempo e do espaço, redução de investimento e ampla procura, principalmente nos tempos da pandemia de Covid-19, o ensino presencial ainda é o mais defendido pelos profissionais investigados, que alegam ofertar maior interação e troca de ideias entre professores e alunos. Dos resultados obtidos, destaca-se que as instituições de EaD devem estar mais atentas aos recursos de interação ofertados, motivando o aluno a participar ativamente na troca de ideias e opiniões com os colegas de curso e professor/tutor, pois, embora tenham apresentado ampla aderência, por si só não garantem uma formação integral. Ademais, enfatiza-se a necessidade de haver formações centradas no espaço educativo que atenda às realidades locais e reverbere na prática docente.

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Biografia do Autor

Lucilene Simone Felippe Oliveira, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestra em Educação

Aline Coêlho dos Santos, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestra em Educação.

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-doutora em Educação

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Publicado

14.06.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Lucilene Simone Felippe; SANTOS, Aline Coêlho dos; RAUSCH, Rita Buzzi. Formação continuada de professores, educação a distância e pandemia: compreensões de profissionais da educação de uma rede municipal do Norte de Santa Catarina. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e24640, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.24640. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24640. Acesso em: 17 jul. 2024.