“Sob o paradigma das diferenças”: cineclube, masculinidades e negritude gay no ensino médio técnico-integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27285

Palavras-chave:

cineclube, ensino médio técnico-integrado, masculinidades, negritude gay, Produto Educacional (PE)

Resumo

Este artigo materializa-se a partir da aplicação de um Produto Educacional (PE), tipificado como “Projeto de Extensão Cineclubista”, oriundo de uma pesquisa de Mestrado na área de Ensino, voltado ao Ensino Médio Técnico-Integrado no Instituto Federal da Pernambuco (IFPE). De abordagem combinada, utilizou-se um questionário misto, racionalizando a avaliação conseguinte à exibição/debate sobre o drama americano “Moonlight: sob a luz do luar” (2016), enredando categorias como “masculinidades”, “negritude” e “homossexualidade”, perpassadas nas três fases da vida do personagem: infância, juventude, adultez. A película foi selecionada por meio de um mapeamento de produções cinematográficas em plataformas fílmicas digitais (2002 a 2022), rastreando 32 produções, enredando a tríade “homem”, “negro”, “gay”. Os resultados da avaliação pelos 60 participantes da sessão demonstraram expansiva aceitabilidade do PE como extensionismo contínuo, empreendendo o cineclube como recurso didático-pedagógico no cotidiano do ensino. Também foi constatado o quanto o implemento potencializa empatia e subjaz sensibilização interseccionais a distinções sociais como marcas da diferença – trabalho, classe, raça, etnia, gênero, sexualidade etc. Conclui-se que o cineclubismo pode substanciar pedagogias críticas e germinar conscientização política no cerne da formação omnilateral, sublevando narrativas convergentes à assunção de uma “educação para as diferenças”.

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Biografia do Autor

José Washington de Morais Medeiros, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Educação. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. 

Petrônio Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPB). Arquivista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Referências

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Publicado

12.03.2025

Como Citar

MEDEIROS, José Washington de Morais; SILVA, Petrônio Pereira da. “Sob o paradigma das diferenças”: cineclube, masculinidades e negritude gay no ensino médio técnico-integrado. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e27285, 2025. DOI: 10.5585/2025.27285. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27285. Acesso em: 16 mar. 2025.

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