Educação, neoliberalismo, democracia e política: dilemas e desafios que se nos apresentam em nossa contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27604

Palavras-chave:

contemporaneidade, democracia, educação, neoliberalismo, política

Resumo

O presente artigo, animado implicitamente pelos pensamentos de Félix Guattari, Gilles Deleuze e, sobretudo, Michel Foucault, busca constituir um agenciamento entre a educação, o neoliberalismo, a democracia e a política em nosso presente, apontando e problematizando alguns dos dilemas e desafios que se nos apresentam em nossa contemporaneidade. A partir de um paradoxo que criva tanto a educação como a democracia, passa-se em revista crítica algumas das ambições, peculiaridades e pretensões desmedidas da educação moderna, até a ruptura de “Maio de 68”, a qual impõe uma redefinição de perspectivas teórico-filosóficas e políticas de ação. Argumenta-se, em seguida, que o advento do neoliberalismo se fez acompanhar por um movimento que, simultaneamente, esvazia a política, tornando-a secundária, eclipsando-a e, além disso, trocando-a pela gestão tecno-empresarial, fragilizando assim não só a democracia, mas também as condições de possibilidade de instituição de uma educação insurgente. Nesse sentido, examina na sequência uma série de fatores implicados a esse processo (crise do capitalismo financeiro-especulativo de 2008 e seus efeitos, fenômeno das redes sociais e da governamentalidade algorítmica, processos de subjetivação e de precarização “do vivo”, ascensão dos neofascismos e de “democracias securitárias”, dentre outros), assinalando a importância de se fazer retornar a política ao primeiro plano das ações e da teorização educacionais.

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Biografia do Autor

Sylvio Gadelha, UFC

Sylvio de Sousa Gadelha Costa é psicólogo (UFC - 1987), especialista em Psicopedagogia (Instituto Sedes Sapientiae / SP - 1989), mestre em Sociologia (UFC - 1996), doutor em Educação Brasileira (UFC (2003) / com estudos complementares - 2001 - no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP), Pós-Doutor em Educação (PROPED-UERJ/2011), Professor do Depto. de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), ex-Professor do Mestrado em Artes do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED-UFC [Coordenador do Eixo Temático “Filosofias da Diferença, Tecnocultura e Educação” (FILODITEC-EDUC) da Linha de Pesquisa “Filosofia e Sociologia da Educação” – (FILOS)]. Em proximidade com a filosofia de Nietzsche, com a arqueogenealogia de Michel Foucault, com a micropolítica de Gilles Deleuze e Félix Guattari, assim como em afinidade com as contribuições filosóficas de autores como Antonio Negri, Michael Hardt e Giorgio Agamben, dentre outros pensadores contemporâneos, desenvolve estudos no intuito de avaliar, dimensionar e caracterizar as condições de possibilidade da Educação nas emergentes “sociedades de controle”. Nesse sentido, temas tais como as relações entre Biopolítica e Educação (processos de inclusão e exclusão); políticas e processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas; identidade, diferença e multiplicidade; globalização; biotecnologias; revolução tecno-informacional; cultura digital; comunicação, branding e corporações nas sociedades de consumo, sempre apreciados em relação à Educação, constituem temas correlatos de interesse. Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas teóricas sobre as virtuais relações entre Biopolítica e Educação, mais especificamente, sobre governamentalidade neoliberal e educação.

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Publicado

13.12.2024

Como Citar

GADELHA, Sylvio. Educação, neoliberalismo, democracia e política: dilemas e desafios que se nos apresentam em nossa contemporaneidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e27604, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.27604. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27604. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural
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