Formação docente como trajetória de sentidos, atravessamentos e transgressões de pensamentos pelos caminhos da perspectiva Eco-Relacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27610Palavras-chave:
educação dialógica, perspectiva eco-relacional, prática corporalResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da formação docente fundamentada na Perspectiva Eco-Relacional (PER) como proposta educativa afetiva e multifacetada que busca a construção de saberes coletivos dialógicos, viabilizando a reflexão crítica, o protagonismo e a autonomia docente como aspectos que potencializam a educação como prática libertadora. Partimos de uma análise da metodologia amparada pela PER, vivenciadas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD), pois o mesmo é espaço de experienciar metodologias pedagógicas que abrangem várias dimensões do humano dentro de uma prática transdisciplinar. Reconhece que o aprendizado e a construção de conhecimento se manifestam também através das sensações corporais, emoções, estesias, sentidos, espiritualidade, intuição entre outros aspectos que permitem repensar e apreender o vivido pelo atravessar dos olhares diversos no ato de educar para os afetos, para o amor, para a vida.
Downloads
Referências
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução Tadeu Breda, 3. ed. São Paulo: Autonomia literária, Elefante, 2016.
ALVES, Rubem. Educação para os sentidos e mais... 10. ed. Rio de Janeiro-RJ/ Campinas-SP: Verus, 2014.
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar: + qualidade total na educação. 14. ed. Campinas-SP: Papirus, 2012.
AZIBEIRO, N.E. Ecologia do Corpo Coração Mente Espírito: tecendo reflexões acerca de intercultura e bem viver. In: Revista Interinstitucional Artes de Educar. v. 4, n. 3, Rio de Janeiro: [s. n], p. 496-512, out/2018 – jan/ 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38220. Acesso em: 15 de abril de 2024.
DUARTE JÚNIOR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições. 2010.
FIGUEIREDO, J. B. A. Colonialidade e descolonialidade: uma perspectiva eco-relacional. In: Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins, v. 2, p. 1-25, 2010.
FIGUEIREDO, J. B. Educação Ambiental Dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja. Fortaleza: UFC, 2007.
FIGUEIREDO, J. B. Formação do@ educador(a) dialógic@ numa perspectiva decolonializante. Porto Alegre: Livrologia, 2022.
FIGUEIREDO, J. B. Paulo Freire e a Descolonialidade do Saber e do Ser. In: Formação Humana e Dialogicidade III: Encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Org. FIGUEIREDO, J. B. A.; SILVA, M. E. H. 1ed. v.1, Fortaleza-CE: Edições UFC, p. 66-88, 2012.
FIGUEIREDO, J. B. Saberes Curriculares Ecorrelacionados para uma Educação Contextualizada no Semiárido. In: A Educação no Ambiente Semiárido. Org. FALCÃO SOBRINHO, José; et al. 1ed. v.1, Fortaleza: Edições Universitárias, p. 93-122, 2012b.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 74. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020c.
HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: Sociedade, percepção e comunicação hoje. Petropolis-RJ: Vozes, 2022.
HOOKS, Bell. Ensinando comunidades: uma pedagogia da esperança. Tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021a.
HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2021b.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Pesquisa e organização: Rita Carelli. 1ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
MARTINS, Leda Maria. Performance do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro:Cobogó, 2023.
MESQUITA, J.R.A. Espiritualidade Eco-Relacional no contexto da formação docente: experiências pedagógicas dialógicas em escolas de Ensino Médio em tempo integral do Ceára. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
PEREIRA, Linconly Alencar. Exu nas escolas - uma proposta Educacional Antirracista. Minas Gerais: Escola Cidadã, Contagem, 2021.
QUIJANO,Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas. Org. LANDER, Edgar. 1ed. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
SILVA, M.E.H. Formação permanente relacional numa leitura de Paulo Freire. In: Formação humana e dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Org. Figueiredo, J.B.A. e Silva, M.E.H. Edições UFC, Fortaleza, 2012.
TORO, Rolando. Biodanza. Tradução de Marcelo Tápia, São Paulo: Ed. Olavobrás/EPB, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Batista de Albuquerque Figueiredo, Inambê Sales Fontenele, Ana Natália Duarte Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 79
- pdf 51