Formação docente como trajetória de sentidos, atravessamentos e transgressões de pensamentos pelos caminhos da perspectiva Eco-Relacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27610Palavras-chave:
educação dialógica, perspectiva eco-relacional, prática corporalResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da formação docente fundamentada na Perspectiva Eco-Relacional (PER) como proposta educativa afetiva e multifacetada que busca a construção de saberes coletivos dialógicos, viabilizando a reflexão crítica, o protagonismo e a autonomia docente como aspectos que potencializam a educação como prática libertadora. Partimos de uma análise da metodologia amparada pela PER, vivenciadas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD), pois o mesmo é espaço de experienciar metodologias pedagógicas que abrangem várias dimensões do humano dentro de uma prática transdisciplinar. Reconhece que o aprendizado e a construção de conhecimento se manifestam também através das sensações corporais, emoções, estesias, sentidos, espiritualidade, intuição entre outros aspectos que permitem repensar e apreender o vivido pelo atravessar dos olhares diversos no ato de educar para os afetos, para o amor, para a vida.
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