Governar pela autonomia: universidade, inovação e capitalismo cognitivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10690

Palavras-chave:

Autonomia. Capitalismo Cognitivo. Governo. Neoliberalismo. Universidade.

Resumo

A segunda revolução acadêmica, transcorrida entre os séculos XX e XXI, foi marcada pela integração universidades ao plano social da produção como atores do desenvolvimento socioeconômico regional, selando a interdependência entre as universidades e o setor produtivo. Este artigo objetiva descrever como um paradigma de governo neoliberal é internalizado pelas recentes transformações da autonomia universitária. Para tanto, procede-se à revisão da literatura sobre a universidade empreendedora, discutindo sua economia política à luz do pós-estruturalismo de Michel Foucault e de teóricos do capitalismo cognitivo, como Maurizio Lazzarato e Franco Berardi. A pesquisa sugere que as transformações da autonomia universitária acompanham a dinâmica do capitalismo global e do deslocamento de uma economia industrial a um capitalismo cognitivo ou imaterial. Nela, a autonomia universitária é tensionada como uma forma de governo ajustada ao modelo do capitalismo cognitivo e à abstração financeira, tornando-se o elemento central de um paradigma de governo neoliberal emergente.

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Biografias Autor

Murilo Duarte Costa Corrêa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto na  Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná – PR – Brasil

João Guilherme Pereira Chaves, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor do curso de Direito na Faculdade de Telêmaco Borba. Paraná – PR – Brasil

Diego Petyk de Sousa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná – PR – Brasil

Publicado

2018-12-27

Como Citar

CORRÊA, Murilo Duarte Costa; PEREIRA CHAVES, João Guilherme; SOUSA, Diego Petyk de. Governar pela autonomia: universidade, inovação e capitalismo cognitivo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 81–103, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10690. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10690. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 47 - Economia política e educação