Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15907

Palavras-chave:

cultura digital, capital cultura, capital tecnológico, formação de professores, tecnologias digitais.

Resumo

Este artigo analisa e discute a construção teórica do conceito de capital tecnológico, fundamentado no conceito de capital cultural, com base em uma pesquisa sobre o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de cursos de formação inicial de professores. A problemática da pesquisa teve como foco conhecer as características das práticas pedagógicas dos professores e identificar algumas práticas que possam ser definidas inovadoras a partir das ações pedagógicas que professores e alunos considerem como tal. O trabalho apresenta o percurso teórico e metodológico que nos permitiu fazer a relação da cultura digital, do capital cultural e do capital tecnológico a partir das análises das práticas pedagógicas dos professores. O design metodológico da pesquisa contemplou revisão de bibliografia, análise dos projetos de curso, questionários e entrevistas. A base empírica do estudo foi construída por meio dos dados de 220 respondentes de um questionário online e de 45 entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com estudantes e professores dos cursos de licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Com bases nos dados dos questionários, foram constituídos os índices de uso social e pedagógico de tecnologias digitais, que por sua vez, resultaram no índice de capital tecnológico dos professores. A pesquisa permite conceituar teórica e empiricamente o capital tecnológico e define os desafios principais para a integração de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos professores de ensino superior, com vistas à construção de práticas inovadoras.

 

 

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Biografias Autor

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). 

Magda Pischetola, IT University of Copenhagen – ITU

Professora adjunta do departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atua na graduação e no programa de pós-graduação na área de mídias. Desde 2014 é coordenadora do grupo de pesquisa ForTec - Formação docente e Tecnologias (www.fortecpucrio.org). Possui mestrado em Comunicação (2006) e doutorado em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Itália (2010) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Sua área de pesquisa se concentra sobre as problemáticas da inclusão digital, a formação de professores e as práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias. Desde setembro de 2019 Professora Visitante na University of Copenhagen e na Aalborg University CPH (Dinamarca).

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Publicado

2021-06-03

Como Citar

TONETTO RIEDNER, Daiani Damm; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 57, p. e15907, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n57.15907. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15907. Acesso em: 22 dez. 2024.