Dissidências crianceiras: involução criadora em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16566Palavras-chave:
Crianças, Dissidências, Educação, Escritas-leituras, Performatividades de gêneros.Resumo
Este texto traz fragmentos de movimentos de pesquisa em educação. Os movimentos são marcados por leituras e escrituras agitadoras de ideias. A pesquisa abraça a filosofia da diferença e o pensamento de Deleuze, Butler e Corazza entre possíveis planos de composição na angústia de problematizar as performatividades de gêneros que constitui vidas, em especial o falogocentrismo. Para tanto, realizou -se experimentações investigativas com crianças que frequentam o ensino fundamental. As experimentações são experiências não-preexistentes, inventadas no acontecimento do cotidiano escolar. Saímos da história para entrar na vida, a vida enquanto afirmação e vontade de potência que reverbera sistemas binários de dominação. Assim, encontramos dissidências crianceiras quanto aos atos de performatividades de gêneros por meio de oficinas de escrileituras que resultaram em escritas-leituras críticas e criadoras de novos modos de pensar, ver e sentir a vida e a Educação.
Downloads
Referências
ALVES. N. Praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BARROS, M. de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BUTLER, J. Bodies that matter: on the discursive limits of 'sex'. New York, Routledge, 1993.
BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. New York, Routledge, 1997.
BUTLER, J. Como os corpos se tornam matéria: entrevista concedida à Bauke Prins e Irene Costera Meijer. Revista Estudos Feministas, v. 10, n.1, p.155 - 167, 2002.
BUTLER, J. Notes toward a performative theory of assembly. Cambridge: Harvard University Press, 2015.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CORAZZA, S.M. O que se transcria em educação. Porto Alegre: UFRGS, 2013.
CORAZZA, S. M.; RODRIGUES, C. R.; HEUSER, E.M.D.; MONTEIRO, S.B. Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 56, p. 317-331, 2015.
DELEUZE, G. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.
DELEUZE, G. A ilha deserta e outros textos: Textos e entrevistas (1953-1974). Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006.
DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990). Tradução de Peter Pál Pelbart. 3.ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, v.1, 1995.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol 5. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed 34, 2010.
DERRIDA, J. Gramatologia. Tradução: Miriam Schnaiderm e Renato Janini Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.
DERRIDA, J. Esporas: Os estilos de Nietzsche. Tradução Rafael Haddock – Lobo e Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: NAU, 2013.
Heroínas do ano, 2016. 1 vídeo (2min. 19 segs.). Publicado pelo canal High World. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Qr0EAdxgEk. Acesso em: 4 de março de 2019.
KOHAN, W. O. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LARROSA, J. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução Alfredo Veiga Neto. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MALDONADO, M.M.C. Saberes ribeirinhos: o pantanal dobrado na alma das crianças que o habitam. In: RIBETTO, A. (org.). Políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculas). Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NIETZSCHE, F. Fragmentos Póstumos. 1884-1885. Tradução Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
O campeonato de videogame (ONU), 2018. 1 vídeo (1 min. 33 segs.). Publicado pelo canal De criança para criança. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3lZWPvfk9EM. Acesso em: 9 de set. de 2018.
O sonho impossível (ONU), 2012. Produzido por Studio J. Trnka Kratky Films, Praga (República Tcheca) em parceria com as Nações Unidas. 1 vídeo (8 min.16 segs.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dKSdDQqkmlM&t=409s. Acesso em: 04 de jun. de 2018.
OLINI, P.; CORAZZA, S. M. Noologia do currículo: dramatizações do projeto escrileituras. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 559-577, set./dez. 2016.
PÉREZ, C. L. V. Cinco cabeças e um copo de café…(com) fabulações sobre a potência de uma educação menor. In: RIBETTO, A. (org.) Políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculas). Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2014.
SAINT-EXUPÉRY, A. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro, Editora Agir, 2009.
TADEU, T.; CORAZZA, S. M.; ZORDAN, P. Linhas de Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 EccoS – Revista Científica
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.