Espaços poéticos como mediação para a narrativa de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16658

Palavras-chave:

Ateliê biográfico, Automedialidade, Espaços poéticos, Formação, Narrativas estéticas.

Resumo

Este artigo apresenta o relato e a reflexão da experiência docente no processo de criação gestual e imagética como parte da disciplina “Narrativas de Si e Aprendizagem em Arte”, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, durante o segundo semestre de 2019. Recorremos como metodologia à análise dos relatos de experiência feito pelos alunos e à rememoração das experiências vividas. A turma era composta de 12 alunos das áreas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Moda e Audiovisual, entre doutorandos, mestrandos, alunos de disciplina isolada, além de alguns alunos do Mestrado Profissional – PROFARTES. O papel da Arte e das múltiplas linguagens expressivas na produção de narrativas de si, em contextos de investigação e formação, destaca a pertinência de dispositivos estético e artístico na medialidade biográfica. Com base na proposta do ateliê biográfico, as imagens, os objetos e o trabalho corporal apresentam-se como instrumentos mediadores que potencializam não só a ativação da memória do vivido, mas a matéria e a forma da narrativa estética. Este trabalho relata a necessidade de abertura de espaços e de tempos para os modos próprios de dizer dos alunos, envoltos em múltiplas linguagens e materialidades estéticas. Dá a conhecer a experiência docente que oportuniza aos alunos o debruçar-se sobre o processo vivido na Arte, ao longo de suas vidas. Metodologicamente, privilegia narrativas em imagens, com elementos pictóricos e com o corpo em movimento, em que a lembrança do vivido amplifica-se no questionamento reflexivo, interpelando para compreender as práticas de si na existência revelada

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Biografias Autor

Rosvita kolb Bernardes, Escola de Belas Artes - UFMG

Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atuando no curso da Graduação de Artes Visuais - Licenciatura, no Programa de Pós-Graduação em Artes e no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES).

Ana Cristina Carvalho Pereira, Escola de Belas Artes - UFMG

Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atuando no curso da Graduação de Dança - Licenciatura, no Programa de Pós-Graduação em Artes e no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES).

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

BERNARDES, Rosvita kolb; PEREIRA, Ana Cristina Carvalho. Espaços poéticos como mediação para a narrativa de si. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16658, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16658. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16658. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades