Experiência e educação estética: sentidos e epifanias de um sarau infantil na universidade federal da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16705

Palavras-chave:

Educação Estética. Crianças. Formação. Sarau Infantil.

Resumo

A pesquisa refere-se à integração de ações desenvolvidas a partir do Sarau Infantil: Toda Criança é um Poema. O Sarau se configura em diversificados espaços/tempos de apreciação e de produção artística, permeados por experiências corporais e sensíveis entre estudantes de licenciaturas da UFBA e crianças de escolas públicas. Intentamos pesquisar quais sentidos seriam produzidos pelos estudantes das licenciaturas a partir da experiência do Sarau Infantil, de modo que refletissem sobre os processos formativos a partir da vivência com as crianças. A fundamentação teórica se valeu dos estudos de Jacques Rancière (2005), acerca da partilha do sensível e a integração do saber, do pensar e do sentir; as contribuições de Friedrich Schiller (2002) sobre Educação Estética que permite passarmos do estado passivo da sensibilidade para o estado ativo do pensamento; Os estudos de Carbonell (2012) sobre o binômio “experiência-estética” que se relaciona ao exercício de sensibilidade; Dos construtos Maffesoli (2008) sobre sensibilidade e razão. Metodologicamente, os pressupostos da Pesquisa Participante permitiram que os participantes se enxergassem como agentes ativos da pesquisa, produzindo conhecimento e intervindo artisticamente na realidade. Duas categorias conduziram as análises: 1. Os sentidos produzidos sobre a experiência do Sarau; 2. A experiência de cunho estético, sentidos e reflexões na formação. Concluímos que poucos licenciados tinham vivenciado experiências estéticas/sensíveis ao longo da graduação. Outro aspecto levantado foi o distanciamento das licenciaturas dos estudos sobre infâncias. O Sarau Infantil demonstrou ser um momento rico de formação, onde foi possível viver, pensar, dar sentido e realizar inferências autônomas nos percursos formativos.

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Biografias Autor

Cilene Nascimento Canda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Atua na Licenciatura em Educação do Campo

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), lotada no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Atua na Licenciatura em Educação do Campo

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

CANDA, Cilene Nascimento; SOUZA, Leila Damiana Almeida dos Santos; SOUZA, Kleber Peixoto de. Experiência e educação estética: sentidos e epifanias de um sarau infantil na universidade federal da Bahia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16705, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16705. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16705. Acesso em: 22 dez. 2024.